1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec 2015, Inscrição, expectativas e datas

Pronatec 2015, Inscrição, expectativas e datas

Quem deseja ter melhores oportunidades de carreira sabe que estudar é sempre a melhor alternativa para manter sempre no topo. Porém sabemos que não é nada fácil dar os primeiros passos, especialmente quando o curso tão desejado tem mensalidades fora da realidade do orçamento da maioria. Mas atualmente não faltam oportunidades de estudar gastando pouco ou praticamente nada! E uma dessas oportunidades está no Pronatec.

Quer saber mais? Então veja o que o Pronatec pode fazer por você em 2015:

O que é Pronatec?

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – foi criado em 2011 com o objetivo de ampliar o acesso de alunos e trabalhadores a educação tecnológica e profissional através de cursos gratuitos por todo o Brasil. Esses cursos são oferecidos em escolas públicas federais, estaduais e municipais, unidades de SENAI, SENAC, SENAR e SENAT, estabelecimentos de ensino superior profissional e ensino técnico.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são técnico para concluintes do ensino médio; técnico para quem ainda está cursando o ensino médio e cursosde formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Os cursos técnicos tem tempo mínimo de duração de um ano enquanto os cursos FIC tem duração mínima de dois meses.

Foram 8 milhões de inscritos em 2014 e, para 2015 a previsão é de 12 milhões de matrículas! E uma dessas vagas pode ser a sua!

Quem pode estudar pelo Pronatec?

A princípio qualquer pessoa pode estudar pelo Pronatec, porém há maiores chances para aqueles que estejam cursando ensino médio em escola da rede pública, integrantes de famílias carentes, pessoas que fazem parte de programas sociais do governo federal e inscritos no CadÚnico.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Os critérios de seleção apresentam variações somente de acordo com o curso desejado, como por exemplo aqueles com requisitos de escolaridade mínima, portanto vale a pena buscar informações com antecedência.

Datas inscrições Pronatec 2015

Quem deseja estudar pelo Pronatec deve ficar atento às notícias de sua região e ao site oficial do programa. Isso porque o Pronatec não conta com um sistema unificado de inscrições, o que faz com que calendários, cursos e critérios de seleção para os candidatos sejam de iniciativa das instituições parceiras.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

O site oficial do programa, http://pronatec.mec.gov.br/ oferece uma busca de vagas para checar o que há mais perto de você assim como os telefones, sites e mais detalhes com as respectivas instituições. Use essas informações e entre em contato com a instituição para conferir a relação de documentos, critérios de seleção, período de inscrições e outras informações úteis.