Pronatec 2016, Belo Horizonte, MG

Pronatec 2016, Belo Horizonte, MG

O Pronatec 2016 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

O Pronatec 2016 busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI MG, SENAT, SENAC e SENAR.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

A partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Cursos e vagas no Pronatec 2016 na cidade do Belo Horizonte, MG

O Pronatec 2016 em Belo Horizonte, como em outras cidades do Brasil, tem cursos oferecidos pelo programa tanto teóricos, quanto práticos e proporcionando aos jovens uma grande carga de conhecimento, preparando-os a encarar o mercado de trabalho.

São diversas áreas que chamam a atenção dos jovens, possuem grande demanda por mão de obra qualificada, e preparam os alunos para praticar as atividades da área com sucesso.

Os jovens de Belo Horizonte, MG podem estudar em diversas instituições de ensino de qualidade que são parceiras do Pronatec 2016 e oferecem diversos cursos técnicos que preparam o jovem para o mercado de trabalho.

Pronatec SENAI MG (Foto: Divulgação)

Pronatec SENAI MG (Foto: Divulgação)

As instituições de ensino mais conhecidas são SENAC, SENAI MG, IFMG, UMA e muitas outras, veja algumas opções de cursos para os mineiros que desejam se inscrever no Pronatec Belo Horizontes, MG 2016:

• Técnico em análises clínicas
• Técnico em comunicação visual
• Técnico em eletrônica
• Técnico em eletrotécnica
• Técnico em enfermagem
• Técnico em estética
• Técnico em farmácia
• Técnico em informática
• Técnico em mecânica
• Técnico em meio ambiente
• Técnico em nutrição e dietética
• Técnico em recursos humanos
• Técnico em redes de computadores
• Técnico em segurança do trabalho
• Técnico em telecomunicações

Para ter acesso a lista completa de cursos disponibilizados pelo programa acesse o link oficial: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Como se inscrever nos cursos do Pronatec 2016 em Belo Horizonte

As inscrições são efetuadas na própria instituição de interesse, mas alguns itens são essenciais: Carteira de Identidade – original e cópia CPF – original e cópia Foto 3×4 recente Histórico escolar Comprovante de residência Comprovante de matrícula no ensino médio – apenas para quem está cursando o ensino médio.

Podem se inscrever jovens que tenham 16 anos ou mais e que estejam formados ou ainda cursando o ensino médio em escolas públicas. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis para efetuar a sua inscrição. Jovens que recebem outros benefícios do governo, como Bolsa Família e Seguro Desemprego, podem fazer a sua inscrição normalmente, sem risco de perda do benefício.

O Pronatec funciona com parcerias do Governo Federal com a participação de diversas instituições, dando aos interessados gratuitamente conhecimento e formação. O programa já beneficiou milhares de jovens, e as vagas de emprego estão muito concorridas atualmente, por isso é importante ficar alerta para não perder as chances que ele oferece.