Pronatec

Programa do Governo Pronatec

O Programa do Governo Pronatec promove a realização de cursos profissionalizantes

O Programa do Governo Pronatec foi idealizado pelo Governo Federal para promover o aumento da oferta de cursos profissionalizantes, investindo nas instituições de ensino e promovendo o aumento de oportunidades de capacitação aos trabalhadores, melhorando assim a qualidade do ensino.

O Programa do Governo Pronatec promove a realização de cursos profissionalizantes em todos os estado do Brasil com centenas de estabelecimentos de ensino funcionando com a oferta de cursos de todos os níveis de ensino de forma gratuita para os estudantes de baixa renda e trabalhadores brasileiros desempregados.

O Programa do Governo Pronatec oferece cursos voltados para inserir os candidatos no mercado de trabalho, contando com a parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Plano Brasil Sem Miséria (BSM).

Os cursos são disponibilizados pelo Programa do Governo Pronatec em instituições de ensino reconhecidas pela qualidade de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Além dos estudos os inscritos no Programa ainda recebem a alimentação, transporte e todos os materiais necessários para a aprendizagem.

A parte prática do Programa do Governo Pronatec é desenvolvida juntamente com as prefeituras municipais, por meio da assistência social, que ficam responsáveis pela inserção dos participantes no Programa, assim como pelo acompanhamento dos beneficiários, contando com o apoio dos governos estaduais.

Para participar do Programa do Governo Pronatec se faz necessário preencher alguns pré- requisitos: Ter idade mínima de 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no Cadastro Único do Governo Federal.

Municípios com Pronatec

Qualquer município poderá disponibilizar o PRONATEC, independe mente do número de habitantes. A adesão ao Programa PRONATEC é realizada com o preenchimento de formulário eletrônico  disponível no portal do Plano Brasil Sem Miséria: www.brasilsemmiseria.gov.br. Para mais informações sobre o Programa Pronatec, acesse: http://www.mds.gov.br/brasilsemmiseria/pronatec.

Saiba mais sobre as inscrições do Pronatec através do site: http://www.pronateccursos.com

 

 

 

Comente (será moderado)