1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Quando Sai o Resultado Enem 2018?

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é um dos principais meios de acesso que muitos estudantes têm para o ensino superior. Em 2018, as provas passarão por algumas mudanças e se você realizará o exame neste ano, fique atento para o que vai mudar, como funcionará e como ter acesso a todos os dados necessários e importantes.

Enem 2018 – Como vai Funcionar?

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio passará por algumas transformações bem importantes e que mudam a forma que ele é aplicado. Antes o Enem acontecia em um único final de semana.

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é um dos principais meios que muitos estudantes têm para acessar o ensino superior. (Imagem: Divulgação)

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é um dos principais meios que muitos estudantes têm para acessar o ensino superior. (Imagem: Divulgação)

Agora, a prova passa a acontecer em dois domingos consecutivos: nos dias 5 e 12 de novembro de 2018. As novas datas foram estipuladas para que a prova seja menos cansativa e o intervalo ainda possibilitará o aluno de descansar e até a revisar a matéria antes do dia a avaliação.

Enem 2018 – Inscrições

As inscrições para o Enem 2018 começarão no dia 8 de maio de 2018 e vão até o dia 19 de maio de 2018. Elas acontecerão através do portal oficial do Enem. Ao acessar o portal, será necessário informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros dados pedidos como senha e resposta da imagem de segurança.

Quando a inscrição estiver finalizada, será gerado um boleto no valor de R$ 82,00 para ser pago até o dia 24 de maio, independente do dia que o candidato se inscrever. Importante ressaltar que alguns candidatos têm o direito a isenção da taxa de inscrição, sendo necessária apresentar documentos e comprovantes. Verifique se você se encaixa nos requisitos de isenção e não deixe de pedir pelo seu direito.

As inscrições para o Enem 2017 começaram no dia 8 de maio de 2017 e vão até o dia 19 de maio de 2017. (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o Enem 2018 começaram no dia 8 de maio de 2018 e vão até o dia 19 de maio de 2018. (Imagem: Divulgação)

Enem 2018 – Como ver o Gabarito e o Resultado

Todos aqueles que se inscreverem e comparecerem no dia estipulado dos exames poderão conferir o gabarito do Enem 2018 na quarta-feira seguinte a realização do Exame. Para este ano, as datas da liberação do gabarito são nos dias 8 e 15 de novembro. Já as notas oficiais serão disponibilizadas só no início do próximo ano e já tem data marcada: 19 de janeiro de 2018.

Quando as notas do Enem 2018 finalmente forem divulgadas, você poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através da página oficial do Ministério da Educação (MEC) para se candidatar a uma vaga em um curso a sua escolha em uma instituição de ensino superior público. Porém, as datas oficiais ainda não foram divulgadas. O candidato pode se inscrever em até duas instituições de ensino diferentes e concorrer às vagas de ampla concorrência ou as disponibilizadas para cotas.

Enem 2018 – Página do Participante

Se você se inscrever para o Enem 2018, terá acesso à página do participante, que é o local em que fará a sua inscrição. Além de disponibilizar diversas informações a respeito da candidatura e outras informações. Você também terá acesso à sua inscrição e outros dados.

Também já é possível acessar o edital oficial disponibilizado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no início de abril. Nas dez páginas disponibilizadas, você pode conferir todas as informações minuciosamente. Não deixe de conferir.

Os participantes poderão conferir o gabarito do Enem 2017 na quarta-feira seguinte a realização do Exame. (Imagem: Divulgação)

Os participantes poderão conferir o gabarito do Enem 2017 na quarta-feira seguinte a realização do Exame. (Imagem: Divulgação)

O Enem é uma grande porta de entrada para aqueles que querem custar uma instituição de ensino superior. Lembrando que a nota do exame pode ser usada posteriormente para conseguir bolsa integral ou parcial em universidades privadas ou até instituições de ensino público.

Recomendados para você: