1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Redação do Enem Será no Primeiro Dia de Prova!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com várias mudanças previstas para a edição 2017. A prova, que é desenvolvida pelo Ministério da Educação, se tornou um dos principais meios de ingressar no ensino superior, dando oportunidade de diversos jovens e adultos de fazer o curso dos sonhos. Se você se inscreveu para o Enem 2017 ou pretende, confira as principais informações.

Enem 2017 – Inscrições

As inscrições para o Enem já começaram! Elas tiverem início na segunda-feira, dia 8 de maio e vai até o dia 19 de maio. Ou seja, duas semanas para se inscrever.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com várias mudanças previstas para a edição 2017. (Imagem: Divulgação)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com várias mudanças previstas para a edição 2017. (Imagem: Divulgação)

Para isso, basta acessar o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) através deste site, clicar em “Inscrição 2017”, informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento e a figura de segurança. Depois, o próprio portal pedirá outras informações para que você consiga realizar o exame o mais próximo de sua casa possível.

Pelo mesmo link, você pode conferir algumas orientações, assim como a Página do Participante, feito especialmente para os candidatos do Enem. Vale lembrar que a taxa de inscrição mudou de valor este ano e chegou na casa dos R$ 82 reais. Agora, caso se encaixe nos requisitos de isenção, não deixe de pedir pelo benefício no ato da inscrição.

Fique atento a data de vencimento do boleto, uma vez que se ele não for identificado, o candidato estará automaticamente fora do exame, não podendo realizar a edição 2017. Se o seu caso for de isenção e necessite faltar na data, será necessário justificar o motivo para não perder o benefício em uma próxima vez.

As inscrições para o Enem 2017 já começaram! (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o Enem 2017 já começaram! (Imagem: Divulgação)

Enem 2017 – Dia da Redação

Essa é uma das principais mudanças do Enem 2017. Ele deixará de acontecer em um final de semana e passará a ser em dois domingos consecutivos. Neste ano, a data ficou para os dias 5 e 12 de novembro de 2017, com gabaritos disponíveis na quarta-feira seguinte à realização de cada prova e resultado final oficial no dia 19 de janeiro de 2018.

A tão esperada redação será aplicada no primeiro dia de prova, ou dia 5. Isso porque as questões de Linguagens e Ciências Humanas também acontecerão neste mesmo dia. Já para o próximo domingo, 12, ficam as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Toda essa mudança, que gerará bastante impacto tanto para os candidatos quanto para o MEC, é uma das formas de democratizar a prova para que os candidatos sabadistas e que trabalham aos sábados possam realizar o exame. Além disso, todos os candidatos se beneficiarão com o fato de que o Enem 2017 será menos cansativos e ainda dará uma semana a mais de estudos, caso cada um ache necessário.

Enem 2017 – Certificação do Ensino Médio

Por fim, outra mudança informada pelo INEP é que a partir deste ano o Enem não terá mais como uma de suas finalidades certificar o ensino médio. A justificativa é de que ele não foi desenvolvido com esse intuito, diferente do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que é aplicado justamente com esta finalidade.

O Enem deixará de acontecer em um final de semana e passará a ser em dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

O Enem deixará de acontecer em um final de semana e passará a ser em dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

Então, se você já se inscreveu no Enem 2017, fique sempre atento a todas as próximas datas, ao pagamento e o local de sua prova. Lembre-se que, aqueles que não seguirem as regras, podem ser desclassificados, perdendo a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudos no ensino superior.

Se ainda não se inscreveu, mas quer, não deixe de acessa o site oficial do Inep informado acima. Para qualquer dúvida que tiver, você também pode consultar o edital oficial do Enem 2017 e boa sorte!

Publicidade sugerida para você: