1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Redação Enem 2018

A redação do ENEM é uma das partes mais importantes do exame, pois com ela você pode perder a chance de ingressar em uma universidade. Isso porque, caso você desrespeite alguma das regras impostas pelo INEP e acabe zerando a redação, não poderá entrar em universidade nenhuma até participar de uma nova edição do exame.

Por isso é importante conhecer todas as regras, o que pode levar a redação a ser zerada, e evita-los a todo custo. Além disso, é importante treinar em casa para que você saiba o que fazer no momento da prova. Por mais que o ENEM 2018 ainda esteja distante, já é bom ficar ciente de algumas dicas. Veja a seguir como se preparar para a redação ENEM 2018.

Enem Taxa (Imagem: Divulgação)

Pesquise os temas

Todos os anos sites e mais sites fazem uma relação com diversos temas que podem vir a cair no exame. Essa relação é feita com base nos últimos acontecimentos do país e nas situações que mais tiveram em evidência nos últimos tempos. Não leia somente um site e uma lista, assim como também não se prenda a eles.

Acesse sites de jornais e de notícias, veja quais foram os assuntos mais comentados nos últimos meses. Se aprofunde sobre esses temas e, somente depois, pratique.

Faça pelo menos duas redações por semana

Escrever pode ser bem difícil para algumas pessoas, mas lembre-se que a prática leva a perfeição. Tudo bem se no início você só conseguir fazer uma redação por semana, mas tente melhorar e fazer até duas de temas diferentes.

Depois você pode pegar cada uma, lê-las com calma e identificar os seus erros, e então refazê-la. Isso é muito bom porque além de estar se preparando para o exame, você está treinando a criação de argumentos e já saberá o que escrever caso algum desses venha a ser realmente o tema da redação de 2018.

Leve para um profissional

Levar suas redações para um professor corrigir pode lhe ajudar de diversas maneiras. Além de outros olhos estarem lendo sua redação, ele poderá identificar seus erros e lhe apontar maneiras de melhorar.

O professor pode lhe dar dicas e contribuir para que sua redação atinja a qualidade necessária para que você se dê bem no exame. É claro que você só deve fazer isso caso se sinta bem. Se estiver envergonhado, peça para alguém da família avaliar e lhe ajudar a melhorar.

Conheça as regras do exame

Outro ponto importante é conhecer as regras do exame sobre a redação, o que pode e não pode ser feito. Isso poderá lhe ajudar a evitar que a redação seja zerada. Por exemplo, o seu texto não deve fugir do estilo dissertativo-argumentativo, de modo contrário a sua redação pode ser zerada.

(Foto: divulgação)

O mesmo é válido para redações com menos de sete linhas: são inválidas. Conheça também todas as competências que são avaliadas na redação pelos corretores, assim você poderá aprimorar aquelas que achar que ainda não está 100%. Essas informações são facilmente encontradas no site do INEP.

 

Recomendados para você: