1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba como conseguir a carteirinha do idoso

O Ministério do Desenvolvimento está sempre criando iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e facilitar o acesso a vários serviços. Um exemplo disso é a Carteirinha do Idoso, um documento que tem como intuito garantir benefícios para as pessoas com mais de 60 anos. A carteirinha do idoso é gratuita, vale em todo o território nacional e pode ser emitida em qualquer município.

O documento garante inúmeros benefícios ao idoso (Imagem: Divulgação)

Veja, a seguir, como fazer a carteira do idoso.

Carteirinha do idoso o que é?

A Carteirinha do Idoso é um documento que foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento – MDS – cujo objetivo é oferecer descontos às pessoas com mais de 60 anos, além de facilitar e garantir que os idosos tenham acesso a vários direitos, como descontos e gratuidade em alguns serviços. Com essa carteira o idoso pode se beneficiar da gratuidade e desconto principalmente nas passagens de ônibus, tanto intermunicipais quanto interestaduais.

O idoso portador da carteirinha tem muitos benefícios (Imagem: Divulgação)

A carteira do idoso confere um desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais no transporte coletivo, seja ônibus, metrô, trem ou até mesmo barco. Além disso, o Estatuto do Idoso determina que duas vagas gratuitas sejam reservadas em cada veículo para idosos cuja renda é igual ou menor que dois salários mínimos.

Como fazer a carteira do idoso

Infelizmente não é possível solicitar o documento pela internet. O idoso interessado no desconto e na gratuidade da vaga deve ir pessoalmente até um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – de sua cidade ou até a prefeitura. Para fazer a solicitação é fundamental ter alguns documentos pessoais em mãos; além disso, para garantir que o idoso tenha acesso às vagas gratuitas nos veículos, o mesmo deve apresentar um comprovante de renda, que comprove uma renda igual ou menor que dois salários mínimos.

Carteirinha do idoso documentos

Para fazer a solicitação da sua carteirinha, o idoso deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e, caso o idoso ainda trabalhe, deve apresentar algum documento que comprove tal atividade.

Veja os documentos necessário para fazer a carteira do idoso (Imagem: Divulgação)

No ato da solicitação o idoso deverá informar o seu número do NIS ao atendente. Com esse número em mãos o atendente poderá solicitar a carteirinha ao governo brasileiro.

Carteirinha do idoso interestadual

A carteirinha do idoso permite descontos em viagens interestaduais e intermunicipais. No caso de viagens interestaduais, as empresas de transporte oferecem apenas duas vagas gratuitas a idosos com renda igual ou menor que dois salários mínimos. Caso as duas vagas estejam preenchidas em tal ônibus, o idoso deve usar sua carteirinha e receber, no mínimo, 50% de desconto.

No entanto, ter a carteirinha do idoso não é suficiente para ter o desconto. No caso de viagens com até 500 km de distância, o idoso deve obter a passagem com 6 horas de antecedência.

Carteirinha do idoso intermunicipal

No caso de viagens intermunicipais, é possível conseguir viajar de forma gratuita. Se você possui a carteirinha do idoso, deve apresenta-la na empresa do ônibus para conseguir o desconto. O bilhete de passagem deve ser adquirido com três horas de antecedência.

Saiba para que serve a carteira do idoso (Imagem: Divulgação)

Carteirinha do idoso SP

Em São Paulo os idosos também podem solicitar a carteira e receber descontos e viagens gratuitas por meio da SPTrans. Sem falar que no estado eles também possuem o Cartão de Estacionamento para Idoso.

Recomendados para você: