1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba Como Conseguir Isenção no Enem 2017

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começaram! O Ministério da Educação (MEC) já divulgou as principais informações para aqueles que querem fazer a prova. Então, se você pretende ser um dos candidatos do Enem 2017, saiba tudo sobre as inscrições, as datas, a taxa de pagamento e se você pode obter a isenção.

Enem 2017 – Inscrições 

Fique atento, pois as inscrições para o Enem 2017 começam na segunda-feira, dia 8 de maio, e vão até a sexta-feira, dia 19 de maio. Para se cadastrar, é necessário entrar na página oficial do exame, informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros dados exigidos pela prova. Se você já tiver realizado outras edições do Enem, é necessário apenas informar o CPF, a senha já cadastrada anteriormente e o código de segurança que será mostrado no ato de acesso.

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começaram! (Imagem: Divulgação)

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começaram! (Imagem: Divulgação)

Já as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, diferente de antes que era em um final de semana inteiro. Em 2017, o Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro para que não seja um exame muito cansativo e dá a possibilidade do candidato estudar uma semana a mais se achar necessário. Além disso, a redação, uma parte muito importante, será aplicada no primeiro domingo.

Todos os candidatos poderão consultar o gabarito oficial na quarta-feira seguinte a realização de cada prova, ou seja, nos dias 8 e 15 de novembro de 2017. Já o resultado oficial será divulgado apenas em janeiro de 2018, no dia 19.

Enem 2017 – Edital

O edital oficial do Enem 2017 foi disponibilizado no início de abril pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). São 10 páginas contendo todas as informações necessárias para o candidato seguir para a inscrição e prova sem qualquer dúvida. Além do edital, você também já pode acessar a Página do Participante para realizar a sua inscrição.

Enem 2017 – Taxa de Inscrição

A edição 2017 do Enem custará um valor de R$ 82 reais para aqueles que não se encaixam nos requisitos de isenção de pagamento. No final da inscrição, um boleto será gerado para que você possa efetuar o pagamento até a data disponibilizada no documento. Lembrando que, se a taxa não for paga dentro da data limite, a inscrição não valerá e o candidato não poderá realizar a prova do Enem.

O edital oficial do Enem 2017 foi disponibilizado no início de abril pelo MEC e pelo INEP. (Imagem: Divulgação)

O edital oficial do Enem 2017 foi disponibilizado no início de abril pelo MEC e pelo INEP. (Imagem: Divulgação)

Enem 2017 – Isenção da Taxa de Inscrição

Alguns candidatos têm o direito de solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Estudantes que forem matriculados em qualquer modalidade de ensino nas escolas públicas brasileiras, declaradas ao Censo Escola da Educação Básica, concluintes do Ensino Médio no ano que em desejam participar do exame podem fazer a solicitação.

Alunos que fizeram o Ensino Médico completo na rede pública ou foi bolsista integral na rede privada com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa também têm esse direito, além dos estudantes que já estão cadastrados no Cadastro único.

Alguns candidatos têm o direito de solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Alguns candidatos têm o direito de solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Se você se encaixa nos requisitos, pode fazer a solicitação no ato da matrícula com a apresentação do Número de Identificação Social (NIS). O resultado da isenção deve serliberada em sua página do participante até 48 horas depois da solicitação e fica a seu cargo verificar.

O Enem tem sido a principal porta de entrada para o ensino superior utilizada por diversos estudantes brasileiros. Através do site oficial ou do edital, é possível ter todas as informações necessárias. E não se esqueça de ficar atento às datas para não perder a inscrição e pagamento da taxa, se for o seu caso.

Publicidade sugerida para você: