1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba como consultar seu NIS

O NIS é a sigla usada para o Número de Identificação Social, que é atribuída ao trabalhador que irá receber algum tipo de benefício do governo, e que ainda não possui cadastro no Programa de Integração Social (PIS).

Com este número, o cidadão pode se candidatar e se inscrever nos diversos programas sociais do estado brasileiro, como o Bolsa Família, a garantia de Safra (trabalhadores rurais), e consultar os saldos de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – o FGTS.

Como consultar o NIS

O Número de Identificação Social pessoal pode ser consultado e verificado de diversas maneiras. Seja verificando na carteira de trabalho ou consultando através do site do Cnis – que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Saiba como consultar seu NIS

Saiba como consultar seu NIS

Para verificar este número pela internet, acesse o site do site do Cnis clicando aqui, e clique na palavra “Inscrição”, que está situada no canto superior esquerdo da interface. Em seguida, clique no botão escrito “Filiado”.

Você será direcionado para uma outra página. Na caixa “Nome de filiado”,digite seu nome completo e, na caixa seguinte, escreva o nome completo de sua mãe, que deve ser escrito de maneira idêntica ao que consta em sua carteira de trabalho, mesmo que esteja escrito de maneira errada.

Nos seguintes diálogos, digite o número de seu CPF e sua data de nascimento, enquanto no espaço em que está escrito “documentos complementares”, você deve preencher com o número de seu RG (sem usar pontos e hífens). Para concluir, no final desta página, digite o texto que consta na imagem que aparece. Clique em “Continuar”.

Se os seus dados estiverem todos corretos, uma mensagem aparecerá na sua tela, afirmando que você já está cadastrado, e mostrará seu número do NIS/NIT. Pronto, você agora tem seu Número de Identificação Social anotado e pode participar de diversos programas do governo.

Para que serve o NIS?

 O NIS é utilizado pelo governo para fazer diversos cadastros em programas do governo como o Bolsa Família, por exemplo.

Entre as funções mais procuradas recentemente, o Número de Identificação Social vem sido muito requisitado e buscado pelos trabalhadores que desejam fazer a consulta das contas inativas do FGTS. No começo de 2017 o governo federal anunciou que as pessoas poderão sacar o dinheiro que foi depositado em contas que agora estão inativas.

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) serve como um tipo de seguro para aqueles trabalhadores que são demitidos sem justa causa e também como poupança. Todo empregador é obrigado a depositar uma quantia mensal em uma conta individual para cada um de seus empregados no FGTS.

A partir de março de 2017, o trabalhador que possui contas que foram desativadas até dia 31 de dezembro de 2015 poderá sacar este benefício. Mas para que isto seja feito é necessário que o cidadão consulte o saldo em suas contas e, para isso, é necessário ter em mão o número do NIS/NIT, que também pode ser chamado de PIS.

Saiba como consultar seu NIS

Saiba como consultar seu NIS

Diferença entre NIS, NIT e PIS

A diferença entre estes registros é muito sutil, pois cada um deles tem a mesma função e identificam o trabalhador através deste número. O NIS e o NIT são números idênticos, com a diferença que são gerados por diferentes setores, sendo o NIS fornecido pela Caixa Econômica Federal e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), fornecido aos trabalhadores autônomos – que não trabalham com carteira assinada – pelo INSS.

O PIS, por sua vez, é o Programa de Integração Social, que foi implantado e é pago pelo governo como uma forma do trabalhador participar dos lucros da empresa. É uma tarifa paga pelos patrões ao governo, que redistribui o benefício ao trabalhador, uma vez ao ano.

Publicidade sugerida para você: