1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba como fazer a Alteração de Endereço no CPF

A alteração de dados cadastrais é um recurso necessário para o contribuinte que deve atualizar suas informações no cadastro CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Isso é muito importante, principalmente para quando precisamos de serviços federais, como por exemplo, solicitar isenções fiscais junto à Receita Federal.

Saiba como fazer a Alteração de Endereço no CPF

Saiba como fazer a Alteração de Endereço no CPF

Os motivos de se atualizar o cadastro do CPF são:

  • Mudança de endereço;
  • Alterar CPF de solteiro para casado (ou vice e versa);
  • Inclusão de título de eleitor (ex: pessoas que não eram obrigadas a possuir o documento na época da inscrição);
  • Corrigir dado cadastrado incorretamente na inscrição (Obs: até 90 dias após a inscrição a correção é gratuita. Basta retornar dentro do prazo à entidade na qual solicitou a inscrição e solicitar a correção).

Onde solicitar a alteração de Endereço no CPF

A alteração não pode ser feita na Receita Federal como muitas pessoas pensam – exceto nos casos de residentes ou domiciliados no exterior, quando estiverem no Brasil. O órgão dispõe de conveniados para a realização deste serviço, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios. O custo da alteração em qualquer conveniado é de R$ 7,00.

Se estiver viajando no exterior e sem procuradores para representá-lo no país, o contribuinte pode fazer a atualização sem custo nas representações diplomáticas brasileiras no exterior. É só procurar o consulado mais próximo.

O contribuinte também pode fazer a atualização gratuita do endereço e/ou a inclusão de título de eleitor nos seguintes canais:

  • Na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF);
  • No Portal e-CAC (acesso com Certificado Digital);
  • Nas entidades públicas conveniadas.

Quem pode solicitar a alteração de Endereço no CPF

O próprio contribuinte (quando maior de 16 anos), seu representante legal, judicial ou procurador. A solicitação de alteração para menores de 16 anos, tutelados, curatelados e outras pessoas físicas sujeitas à guarda judicial deve ser feita pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial.

Confirmação da alteração de Endereço no CPF

Se a solicitação for realizada em uma unidade conveniada ou em uma representação diplomática brasileira, utilize o código de atendimento recebido para acompanhar, via internet, a situação do pedido.

  • Se a solicitação de alteração for realizada em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, será emitido um “Comprovante de Inscrição no CPF” a ser entregue ao contribuinte. Ao recebê-lo, confira os dados atentamente. Caso haja algum erro, solicite a correção. A correção será gratuita se exigida no prazo de 90 dias, contados da data da solicitação da alteração na unidade conveniada. Após esse prazo, haverá novo custo para o solicitante;
Saiba como fazer a Alteração de Endereço no CPF

Saiba como fazer a Alteração de Endereço no CPF

  • A mudança de nome também pode ser confirmada no “Comprovante de Inscrição no CPF” e no “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”;
  • Em alguns casos, será necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para confirmar a alteração. O contribuinte será informado no momento da solicitação. O prazo para comparecimento é de 90 dias, a partir da solicitação na unidade conveniada. Se o contribuinte não comparecer nesse prazo, a solicitação será cancelada.

Publicidade sugerida para você: