1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Seguro Desemprego Online

O seguro desemprego é um benefício que todos os trabalhadores demitidos sem justa causa possuem o direito de receber. Para isso, o trabalhador deve ser um contribuinte da Previdência Social. Após ser demitido, o trabalhador deve solicitar o benefício o mais rápido possível.

O procedimento não leva muito tempo e os primeiros passos podem ser feitos pela internet. O trabalhador apenas deve garantir que o seu ex-patrão preencha um formulário e envie para o Ministério no mesmo dia da sua demissão.

Como Encaminhar o Benefício pela Internet

O encaminhamento do seguro desemprego pode ser feito pelo próprio empregador; ele deve preencher um requerimento do seguro desemprego através do site Empregador WEB, disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O empregador deve cadastrar a sua empresa, preencher o formulário online e enviar para o Ministério; dessa forma o trabalhador poderá agendar sua entrevista e receber rapidamente o benefício.

Seguro Desemprego Online

A maior parte do procedimento para solicitar o benefício hoje em dia pode ser feito pela internet. Antigamente o empregador tinha que preencher o requerimento manualmente, mas hoje tudo pode ser feito de forma digital. Com esse requerimento o trabalhador pode prosseguir com o procedimento, agendando sua entrevista pela internet.

Outros documentos também são necessários para agendar a entrevista, como o TRCT, o Termo de Homologação ou Quitação, o comprovante do FGTS, o RG, a Carteira de Trabalho, e os documentos que comprovem a contribuição para a Previdência.

Novidades Seguro Desemprego Online

O Ministério do Trabalho e Emprego apresentou algumas novidades para o seguro desemprego, principalmente na forma de avaliar os pedidos já feitos. Quem teve o seu pedido negado em outra ocasião agora pode apresentar outros tipos de documentos para a análise.

Os empregadores que forem sócios de empresas no CNIS-PJ podem, agora, apresentar a Certidão de Baixa de Inscrição no CNPJ.

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um direito de todos os trabalhadores: formais e domésticos que forem demitidos sem justa causa; formais com contrato de trabalho suspenso por que irá participar de um curso ou programa de qualificação; cuja situação trabalhadora era igualada a de um escravo.

Seguro Desemprego Online

Seguro Desemprego Online

Se você ainda possui dúvidas se tem direito ou não de receber esse benefício, entre em contato com a Caixa Econômica Federal.

Consulta Seguro Desemprego Online Caixa

O valor do seguro desemprego pode ser consultado através da internet, por meio de um sistema criado pela Caixa. Você deve acessar o site da instituição e optar pela área do seguro desemprego. Depois, selecione “Consultar pagamento”. Será necessário informar alguns dados, como o número do PIS/PASEP e uma senha.

Se você não tiver uma senha, opte por cadastrar uma nova. Depois disso poderá acessar o portal e selecionar o extrato completo do seguro.

Seguro Desemprego Online

Seguro Desemprego Online

Dar Entrada Seguro Desemprego Online

Após o empregador preencher o requerimento do seguro, o trabalhador pode dar entrada no benefício pela internet. Alguns estados oferecem um portal específico para o agendamento das entrevistas. Se o seu estado não possui um, você pode agendar através do site Poupa Tempo ou indo diretamente ao SINE.

 

Recomendados para você: