1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tudo sobre ENEM 2018

Muitas pessoas esperam a abertura das inscrições ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que este ano de 2015 aguarda um montante de mais de 9 milhões de inscritos. As inscrições começam em breve, mas o anuncio oficial da data veio acompanhado de surpresas para os candidatos, uma vez que muitas mudanças foram anunciadas.

Desde as regras para a obtenção da gratuidade no ENEM, até o valor, atualizado após uma década sem reajuste, em 2015 será mais caro prestar o ENEM, além da fiscalização ser mais rigorosa. Confira todas as mudanças anunciadas para o ENEM.

Inscrição ENEM: Data, Taxas e isenção

As inscrições para o ENEM 2018 foram em maio, seguindo até junho. Serão apenas 11 dias para fazer a inscrição, e este ano, pela primeira vez após uma década, a taxa de inscrição será reajustada. O reajuste de 80% sobre o valor antigo de R$ 35 reais eleva o valor da nova taxa para R$ 83 reais.

O valor será obrigatório para todos os candidatos já formados no ensino médio que não conseguirem comprovar carência financeira e para os que prestarem a prova na condição de treineiros, enquanto cursam os anos iniciais do ensino médio.

enem-2015

Imagem: Divulgação

Para os alunos do ensino médio que concluem os estudos agora a gratuidade da taxa é automática, mas quem já concluiu os estudos nos anos anteriores ainda poderá solicitar a isenção de taxa, porém deverá comprovar a carência financeira através de uma declaração de hipossuficiência, disponibilizada no próprio site do ENEM em www.enem.inep.gov.br.

enem-2015-1

Imagem: Divulgação

As inscrições ocorrem unicamente pela internet, sendo que um mesmo e-mail não poderá mais fazer vários cadastros.

As novas regras também preveem que, devido ao grande número de ausências nas provas passadas, os candidatos que obtiverem a gratuidade e se abstiverem de participar das provas não poderão solicitar a isenção em 2016. A medida tenta diminuir os gastos com provas que são perdidas pelas faltas.

ENEM Aplicação da prova

A data de aplicação da prova já tem dias marcados também. O Enem 2018 será aplicado em outubro, nos dias 05 e 12, respectivamente em dois finais de semana.

Segundo o ministro Renato Janine, do MEC, este ano todas as escolas contarão com detectores de metal, para evitar ao máximo a possibilidade de fraude pelo uso de aparelhos eletrônicos.

O fechamento dos portões ocorrerá em ambos os dias às 13:00 pelo horário de Brasília, mas para os candidatos que se declararem sabatistas será possível realizar a prova em horário diferenciado no Sábado.

Recomendados para você: