1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

UFMG e UFMT oferecerão cerca de 6 mil vagas cada no Sisu

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – 2017 foi liberada recentemente e com isso a procura por vagas nas universidades públicas do país têm aumentado. Muitos estudantes que realizaram o exame estão aguardando a abertura dos processos seletivos, como o SISU.

No SISU instituições de todos os cantos do país oferecem suas oportunidades nos mais variados cursos de graduação. A Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal do Mato Grosso estarão oferecendo nessa nova edição centenas de vagas para quem deseja ingressar. A seguir você confere mais detalhes e pode ver como participar.

Simulador do SISU

Vagas do SISU 2018

As vagas do SISU são inúmeras e permitem que todos os anos centenas de brasileiros ingressem na universidade. Somente a federal de Minas Gerais, por exemplo, estará liberando 6.399 vagas para cursos de graduação, enquanto a federal de Mato Grosso irá disponibilizar 5.964 oportunidades.

Apenas nessas duas instituições mais de 10 mil pessoas poderão começar a estudar e se qualificar para o mercado de trabalho. Para conseguir ser selecionado, no entanto, o indivíduo precisará ter uma nota compatível com o curso escolhido. Sem falar também que tudo depende da modalidade de concorrência que pode exigir outros requisitos.

Quem pode participar do SISU 2018

O SISU é um programa federal voltado para o público brasileiro que deseja ingressar na universidade. A grande maioria dos seus inscritos são pessoas jovens, entre 17 e 25 anos, mas isso não significa que pessoas mais velhas não possam concorrer.

Não há um limite de idade. O único requisito para participar é que o candidato tenha participado da última edição do ENEM que, nesse caso, é a de 2017. Não há nem mesmo um requisito envolvendo a nota do exame, entretanto candidatos que tenham zerado a redação não podem se inscrever.

Veja como se inscrever no SISU 2018

Para você se inscrever no programa, basta acessar o site e informar o seu número de inscrição e senha do ENEM. Caso você tenha esquecido a senha, pode recuperá-la diretamente na Página do Participante.

Em seguida você poderá confirmar os seus dados pessoais que serão resgatados do sistema do ENEM. Depois é possível efetuar a pesquisa de vagas, informando o nome do curso, da cidade ou da instituição. Cada candidato pode se inscrever em até dois cursos, por ordem de preferência. No momento da busca será possível conferir a quantidade de vagas para determinado curso, o turno e a unidade. Atente-se aos detalhes antes de confirmar sua inscrição.

Imagem:Divulgação

Chamadas do SISU 2018

O SISU possui apenas uma chamada regular que está prevista para acontecer na última semana de janeiro. Todos os selecionados deverão ir até as respectivas universidades efetuarem suas matrículas. Aqueles que não forem selecionados terão um prazo para se inscreverem na lista de espera.

Depois, deverão acompanhar a distribuição das vagas remanescentes diretamente pelo site da instituição na qual se inscreveram, pois não é mais o SISU que efetua a seleção ou que divulga os resultados.

Recomendados para você: