1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Veja Como Comprar o Imóvel Utilizando Recurso do FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, popularmente conhecido por FGTS, é um direito que todo trabalhador com carteira assinada tem. O valor é pago mensalmente pelo empregador diretamente em uma contas vinculada com a Caixa Econômica Federal para que, futuramente, o mesmo tenha alguma garantia por todo o tempo trabalhado naquela determinada empresa.

Nem todo mundo sabe, mas é possível utilizar esse dinheiro para comprar imóveis pela própria Caixa Econômica, por exemplo, e pegar o valor para quitar parte da dívida do financiamento. Claro que existem algumas exceções e exigência, mas você pode conhecer todas elas a seguir.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, popularmente conhecido por FGTS, é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. (Imagem: Divulgação)

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, popularmente conhecido por FGTS, é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. (Imagem: Divulgação)

Sacar FGTS para Compra de Imóvel

Para utilizar o FGTS para a compra de imóvel, seja ele usado ou novo, o interessado pode fazer um financiamento comum ou até mesmo pelo Minha Casa Minha Vida. Porém, algumas exigências são feitas para que isso seja possível. No caso do comprador, é necessário que ele tenha recebido, no mínimo, três anos de trabalho, não possuir nenhum financiamento, não possuir nenhum imóvel em seu nome, deve estar em dia com o financiamento e ser o titular ou coobrigado.

Também existem requisitos para o imóvel: deve valer até R$ 950.000 mil reais para MG, RJ, SP e DF e até R$ 800.000 mil reais nos outros estados e tem que ser para residência e não imóvel. O dinheiro não pode ser usado para ampliação ou para comprar imóveis para familiares.

Posso Usar FGTS para Comprar Material de Construção?

Essa não é uma possibilidade disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. Você pode, sim, usá-lo para comprar uma casa em construção, mas não para adquirir um financiamento para materiais de construção ou para pagar qualquer financiamento feito para esse tipo de compra.

Para utilizar o FGTS para a compra de imóvel, seja ele usado ou novo, o interessado pode fazer um financiamento comum ou até mesmo pelo Minha Casa Minha Vida. (Imagem: Divulgação)

Para utilizar o FGTS para a compra de imóvel, seja ele usado ou novo, o interessado pode fazer um financiamento comum ou até mesmo pelo Minha Casa Minha Vida. (Imagem: Divulgação)

Posso Usar FGTS para Comprar Imóvel em Outra Cidade?

Depende em que distância fica essa cidade. Um dos requisitos para o trabalhador usar o FGTS para comprar imóvel é que seja na cidade em que ele já reside, na cidade em que ele trabalha ou em municípios que façam limite ou são da mesma região metropolitana. Fora isso, não é possível utilizar o dinheiro.

Utilização FGTS para Amortização

A fase de amortização de um financiamento é quando você já pagou todas as taxas de juros e começa a pagar realmente as parcelas. Neste caso, também é possível usar o FGTS para quitar toda essa dívida ou pagar uma parte, desde que o financiamento tenha sido através do Sistema Financeiro Habitação (SFH). Também é possível diminuir o valor das parcelas pagando até 80% do valor em até 12 meses consecutivos.

FGTS Compra Imóvel a Vista

Se no seu caso a compra do imóvel será a vista, você pode usar o Fundo de Garantia. Aqui não será feito um financiamento, mas da mesma forma o local deve estar avaliado e dentro das condições do  Sistema Financeiro de Habitação. E não precisa ser necessariamente na Caixa, você pode optar por outros bancos também, se assim achar necessário.

Programa Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida busca oferecer melhores condições de financiamento para pessoas que se encaixam em alguns requisitos de renda e possam dividir em várias vezes com baixas taxas de juros. Os participantes do programa também podem usar o FGTS para ajudar no financiamento de sua casa escolhida para compra.

O programa Minha Casa Minha Vida busca oferecer melhores condições de financiamento para pessoas. (Imagem: Divulgação)

O programa Minha Casa Minha Vida busca oferecer melhores condições de financiamento para pessoas. (Imagem: Divulgação)

Não deixe de aproveitar a oportunidade de usar o seu Fundo de Garantira para quitar o seu financiamento da casa própria. É uma grande facilidade para quitar de vez a dívida e começar outros investimentos. Se tiver qualquer dúvida, basta entrar no site oficial da Caixa ou consultar o seu saldo disponível.

Recomendados para você: