1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Veja Como Funciona o Enem 2018 – Página do Participante

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais maneiras de ingressar no ensino superior  público, seja em instituições estaduais ou federais. Neste ano de 2018, o exame passará por algumas mudanças tanto na maneira de aplicar a prova, quanto em seu valor. Além disso, o candidato pode contar com uma página feita especialmente para ele. Confira essas e outras informações a respeito da prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais maneiras de ingressar no ensino superior público. (Imagem: Divulgação)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais maneiras de ingressar no ensino superior público. (Imagem: Divulgação)

Enem 2018 – Como Acessar a Página do Participante

Todos os candidatos do Enem têm acesso exclusivo a página do participante. Mas o que ele significa? Através deste link, você pode encontrar todas as informações necessárias e também o seu cadastro. São duas opções: “orientações ao participante” e “página do participante”. Na primeira, eles te dão alguns aviso importantes a respeito da prova.

Já na segunda, a página em si, é o local em que você coloca o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), senha e o código verificador de segurança disponibilizado na própria tela. Caso tenha esquecido a sua senha, é só clicar na opção e solicitá-la. Pronto, agora você acessou a página do participante e pode se inscrever no Enem 2018.

Enem 2018 – Inscrições

As inscrições para o Enem 2018 terão início no dia 8 de maio de 2018 e vão até o dia 19 de maio de 2018. Para se inscrever, você precisa  acessar o portal do exame nas datas disponibilizadas, inserir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identidade. Outros dados também podem ser solicitados.

As inscrições para o Enem 2017 começaram no dia 8 de maio de 2017 e vão até o dia 19 de maio de 2017. (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o Enem 2018 começaram no dia 8 de maio de 2017 e vão até o dia 19 de maio de 2017. (Imagem: Divulgação)

Em relação a taxa de inscrição, houve uma alteração de valor e neste ano custará R$ 82 reais para aqueles que não se encaixam nos requisitos de isenção. A prova do Enem 2018 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, dois domingos consecutivos – sendo essa a principal mudança do exame. A justificativa é que a prova deixe de ser tão cansativa.

Enem 2018 – Como Calcular a Nota do Enem

Até 2016, a nota do Enem era calculada da seguinte maneira: ao acessar as suas notas oficias, você encontra a nota dividia em cinco partes, sendo uma delas a redação. A partir disso, basta somar todos esses números e dividir por cinco. Pronto, essa é a sua nota – e o que ajudará a determinar se ela é ou não compatível com as instituições de ensino superior ou não. Ainda não se sabe se haverá algum tipo de mudança para o cálculo da nota do Enem 2018.

Enem 2018 – Resultado

Todos os candidatos que fizerem o Enem poderão conferir o gabarito na quarta-feira seguinte a realização de cada prova: nos dias 8 e 15 de novembro de 2018. Já as notas oficiais do Enem devem sair no início do próximo ano, mais precisamente no dia 19 de janeiro de 2018.

Assim que essas notas forem divulgadas, o candidato poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através da página oficial do Ministério da Educação (MEC), estando apto para concorrer a uma vaga em uma instituição de ensino superior público – lembrando que existem notas de cortes diferentes para cada curso, além de uma nota superior a 450 e não ter zerado a redação.

Os candidatos poderão conferir o gabarito das provas nos dias 8 e 15 de novembro de 2017. (Imagem: Divulgação)

Os candidatos poderão conferir o gabarito das provas nos dias 8 e 15 de novembro de 2017. (Imagem: Divulgação)

As datas oficiais do Sisu para 2018 ainda não foram liberadas, mas elas acontecem logo depois que as notas oficiais são liberadas. Você, enquanto participante, tem o direito de se inscrever em duas instituições diferentes para as vagas de ampla concorrência ou de cotas.

Para mais informações sobre Enem em 2018, não deixe de ficar atento para as mudanças, as datas oficiais e pagamento: acesse o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio ou a página do participante através do portal oficial do Exame Nacional do Ensino Médio.

Recomendados para você: