1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Veja Como Irá Funcionar o Enem 2017 – Novas Regras!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. Hoje em dia, o Enem é o maior vestibular do país, criando portas para as maiores e melhores universidades brasileiras.

Este ano, o MEC divulgou o cronograma e novas regras do Exame Nacional de Ensino Médio antes da publicação do edital, o que não é comum, confirmando as datas das provas e divulgando novas regras da prova.

O Enem é uma prova para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. (Imagem: Divulgação)

O Enem é uma prova para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Enem 2017 – Dias de Prova

Nos anos anteriores, o Enem era feito em um fim de semana, com a aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias no sábado e Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Domingo, com a Redação.

Entre as mudanças que entrarão em vigor em 2017, esta é a principal: a prova passa a ser aplicada em dois domingos. Assim, o Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, a redação passa a ser aplicada no primeiro domingo, com as questões de Linguagens e Ciências Humanas, com prova de duração de cinco horas e meia e no segundo domingo serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, tendo duração de quatro horas e meia.

O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. (Imagem: Divulgação)

O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. (Imagem: Divulgação)

Enem 2017 – Certificação de Ensino Médio

A partir de 2017, o ENEM não certificará a conclusão do Ensino Médio. Esta função ficará a cargo de uma outra avaliação, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Outras mudanças também foram anunciadas: por segurança, os cadernos de prova agora terão o nome e o número de inscrição do candidato no encarte o cartão de respostas. Os cadernos ainda terão cores diferentes para sua identificação, medida mantida pelo MEC.

Além disso, nesta edição do Enem, a média das notas dos estudantes por escola não será mais divulgada. O MEC afirmou que o Exame Nacional de Ensino Médio não foi feito para avaliar o ensino das escolas e elaborar rankings, mas sim para avaliar os estudantes do ensino médio. Uma outra nova regra em relação às inscrições também foi divulgada: o candidato isento que não comparecer ao exame deve justificar sua ausência se quiser utilizar o benefício de isenção no próximo ano.

A partir de 2017, o ENEM não certificará a conclusão do Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

A partir de 2017, o ENEM não certificará a conclusão do Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Enem 2017 – Inscrições

As inscrições para o ENEM 2017 começaram no dia 8 de maio e vão até o dia 19 do mesmo mês, e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Enem, seguindo as orientações dadas na página. O edital do ENEM 2017, por sua vez, foi publicado no dia 10 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82,00 reais. Segundo o MEC, o valor aumentou para acompanhar os gastos com o exame, que sobem a cada ano.

O não pagamento do boleto da taxa de inscrição automaticamente desclassifica o candidato. Alunos da rede pública de ensino que estão terminando o ensino médio e candidatos com carência econômica comprovada têm isenção da taxa de inscrição e não precisam pagar os R$ 82,00.

Publicidade sugerida para você: