1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

7 Programas Sociais do Governo Federal

O Governo Federal possui diversos programas sociais voltados para a população. O objetivo de cada um deles é diferente e eles possuem seus próprios benefícios e vantagens a população.

Qualquer um pode se inscrever e participar, desde que preencha os requisitos mínimos. Conheça 7 programas sociais do Governo abaixo!

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida foi criado para dar moradias populares a famílias de baixa renda que desejam ter a casa própria. Atualmente o programa acontece em todo o território nacional através de sorteios e seleções das famílias.

Famílias com renda de até R$1,6 mil podem se cadastrar na prefeitura de sua cidade para concorrer a casas populares, enquanto famílias com uma renda superior a este valor podem se dirigir diretamente a Caixa Econômica Federal.

O programa é o maior sucesso, pois graças a parceria com a Caixa Econômica, você pode quitar o financiamento da sua casa em até 35 anos e usufruir das menores taxas de juros do mercado.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, foi criado em 2011 para oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de nível técnico em instituições privadas de ensino superior. Através dele qualquer um pode se inscrever e concorrer a uma bolsa em todo o Brasil.

pronatec

Pronatec. Imagem:Divulgação

Diversas opções de cursos são disponibilizadas e para se inscrever você deve se certificar que a instituição desejada é parceira do programa e oferece o curso que você deseja. Depois é só se direcionar a instituição e se informar sobre o período de inscrições.

Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa voltado para as famílias pobres e funciona transferindo renda, ou seja, as famílias cadastradas e beneficiadas pelo programa recebem todo mês uma quantia para sobreviverem e que vai ajudar à tirá-las da pobreza. Outro programa está integrado ao Bolsa Família, O Brasil Sem Miséria.

Existem quatro tipos de benefícios oferecidos para as famílias cadastradas, sendo o básico destinado às famílias de extrema pobreza, o variável é destinado às famílias pobres que possuam crianças e adolescentes de até 15 anos, gestantes ou nutrizes. O benefício variável para jovens é concedido a famílias que tenham adolescentes de 16 ou 17 anos e o benefício Superação da Extrema Pobreza é concedido às famílias de extrema pobreza.

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é um programa onde instituições públicas e privadas oferecem vagas em cursos técnicos para as pessoas que já concluíram o ensino médio e realizaram o ENEM.

São diversas opções de cursos disponíveis e você pode escolher o que quiser. A seleção é dada através da nota obtida no ENEM, portanto quanto maior a sua nota, maior a sua chance de conseguir a bolsa. As inscrições são abertas semestralmente e você deve ficar atento ao site: http://sisutec.mec.gov.br/ .

sisutec

Sisutec. Imagem:Divulgação

FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil voltado para aqueles jovens que desejam ingressar em uma instituição privada. O FIES pode ser contratado tanto por quem conseguiu metade da bolsa e quer financiar o restante, quanto por quem quer financiar todo o valor do curso. Para contratá-lo não é necessário a nota no ENEM, basta se inscrever na instituição e dar entrada nos papéis através de uma instituição financeira.

PRAVALER

O PRAVALER é um crédito universitário bem parecido com o FIES que pode ser contratado para financiar a sua graduação, pós-graduação e também cursos técnicos nas instituições parceiras. Em todo país, são mais de 200 instituições parceiras e para se inscrever você deve acessar o site: http://www.creditouniversitario.com.br/.

Microempreendedor Individual

O MEI é um programa criado pelo Governo para as pessoas que trabalham por conta própria que desejam se legalizar como um pequeno empresário.

Para poder ser um MEI, você deve faturar até R$60 mil por ano e não participar de outra empresa, seja como sócio ou titular.

mei - Micro Empreendedor Individual

Micro Empreendedor Individual. Imagem:Divulgação

Quem vira um MEI usufrui de muitos benefícios, como um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e a isenção de tributos federais, como Imposto de Renda, PIS e Cofins. Para mais informações, acesse: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/.

 

Recomendados para você: