1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Alteração CPF: Como Alterar Dados Cadastrais CPF?

A alteração de dados cadastrais no CPF é algo extremamente importante, mas nem todas as pessoas realizam. Muitos acham que isso só deve ser feito quando há uma grande mudança, como um casamento, mas a verdade é que alterar suas informações cadastrais do CPF é algo que deve ser feito quando coisas simples acontecem, como mudança de casa. A seguir, saiba mais sobre como alterar os seus dados cadastrais.

Alteração CPF

A alteração de dados cadastrais no CPF deve ser solicitada pelo cidadão em várias ocasiões, como quando mudar de endereço, quando houver mudança de nome seja por casamento ou divórcio, quando há inclusão ou exclusão de nome social, quando querem incluir o título de eleitor ou ainda para corrigir um dado que foi cadastrado de forma incorreta.

Alteração CPF

Alteração CPF. Imagem:divulgação

A alteração dos dados cadastrais pode e deve ser solicitada pelo próprio cidadão, desde que ele seja maior de 16 anos. Em outros casos, a solicitação deve ser feita por um procurador ou representante legal.

Como Alterar Dados Cadastrais CPF?

A alteração de dados cadastrais pode ser solicitada pela internet, nas agências da Caixa, do Banco do Brasil ou dos Correios e nas representações diplomáticas brasileiras no exterior. É preciso ter alguns documentos em mãos para efetuar a solicitação. No caso de maiores de 16 anos, é preciso ter em mãos os documentos que comprovem a alteração desejada. Por exemplo, caso você tenha se casado e deseja adicionar o sobrenome de seu marido, deve levar a Certidão de Casamento. É preciso apresentar também o RG e o número de inscrição no CPF.

Como Alterar Dados Cadastrais CPF Correios

Você pode se inscrever no CPF ou até mesmo solicitar a alteração de dados cadastrais por meio das agências do Correios espalhadas por todo o país. O serviço é totalmente gratuito, você só precisa comparecer no local munido com os documentos pessoais e de seus responsáveis legais.

Alteração CPF

Alteração CPF. Imagem:divulgação

Depois da solicitação a alteração é realizada, se caso for comprovada a necessidade e a veracidade da informação. Através do site dos Correios é possível descobrir todos os serviços oferecidos, assim como a documentação exigida para cada caso: maiores de idade, menores de idade, estrangeiros, solicitação por terceiros e mais.

Como Alterar Dados Cadastrais CPF Internet

Recentemente a Receita Federal passou a disponibilizar a alteração de dados cadastrais pela internet, através do site https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/alterar/default.asp. O cidadão deverá informar o número do CPF, seu nome completo, data de nascimento, sexo, naturalidade, título de eleitor, nome da mãe, CEP, município, endereço, telefone e outros dados.

Com isso ele já estará corrigindo suas informações e deverá aguardar o retorno da Receita Federal ou a mensagem que aparecerá depois que enviar o formulário preenchido corretamente. A solicitação da alteração de dados pela internet facilita muito a vida dos brasileiros, permitindo que tudo seja feito em poucos minutos, basta ter acesso a um computador com internet. Os serviços ainda são oferecidos também presencialmente nas unidades dos Correios, da Caixa e do Banco do Brasil em todo o país.

Recomendados para você: