1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Atualização do Cadastro Bolsa Família

O programa Bolsa Família é conhecido por beneficiar centenas de famílias ao redor do país, auxiliando na renda familiar e acabando com a fome e a miséria. É um programa que consiste na transferência direta de renda, cujo valor varia conforme a composição familiar. Com essa renda as famílias podem melhorar sua qualidade de vida, pagar as contas e colocar comida na mesa.

Veja quem pode participar do Bolsa Família (Imagem: Divulgação)

Ser um participante do Bolsa Família com certeza traz centenas de vantagens e nenhuma família quer perder isso, não é mesmo? Por isso é fundamental que o responsável familiar efetue a averiguação ou a atualização cadastral das informações, assim poderá continuar recebendo o benefício. Veja a seguir como fazer a atualização do cadastro Bolsa Família.

Averiguação cadastral bolsa família 2017

A averiguação cadastral é um dos dois tipos de recadastramentos que o cidadão pode ter que fazer. Ela é solicitada pelo governo federal e consiste em uma averiguação de todas as informações concedidas no momento do cadastro inicial. Esse tipo de recadastramento é solicitado a todas as famílias que não possuem, a princípio, nenhuma irregularidade, mas que devem efetuar o procedimento porque o cadastro está passando da validade.

Atualização do cadastro Bolsa Família é fundamental para manter o benefício (Imagem: Divulgação)

A necessidade de fazer uma averiguação cadastral do Bolsa Família é informada a todos os beneficiários. O Ministério do Desenvolvimento Social é responsável por avisar as famílias e efetuar todo o procedimento. O aviso pode ser por carta ou através de uma mensagem no comprovante de pagamento ao efetuar o saque do benefício.

Atualização cadastral bolsa família 2018

A atualização cadastral é como a averiguação cadastral, mas quando recebe o nome de revisão cadastral, é indicada para uma classe específica das famílias. A revisão cadastral é um recadastramento exigido para todas as famílias que possuem alguma irregularidade nas informações fornecidas ao governo.

Essas irregularidades são encontradas pelo governo ao cruzar os dados de várias bases de renda dos brasileiros. Qualquer informação que não bata com os dados do cadastro pode gerar essa irregularidade, como, por exemplo, um aumento na renda.

Cadastro único Bolsa Família

A atualização do Bolsa Família é feito pelo Cadastro Único (Imagem: Divulgação)

O aviso da necessidade de uma averiguação cadastral pode ser realizado das mesmas formas já mencionadas. O responsável familiar deve ir até o local onde efetuou o cadastro com todos os documentos em mãos para efetuar a revisão cadastral. Se as informações forem corrigidas, continuará recebendo o benefício.

Veja também, como funciona o Seguro Desemprego!

O que acontece com quem não efetua a atualização do cadastro Bolsa Família?

As famílias que não efetuarem a atualização do cadastro Bolsa Família perdem o benefício. O Ministério do Desenvolvimento em parceria com as secretarias de habitação e prefeituras municipais estabelece prazos para que as famílias efetuem a averiguação/revisão cadastral. Se as famílias não comparecerem nesse prazo para tal procedimento, terão o benefício suspenso.

Atualização do Cadastro Bolsa Família é necessária para não perder o benefício (Imagem: Divulgação)

Para que isso não aconteça é fundamental sempre estar atento às informações divulgadas pelos órgãos de seu município. Acompanhe a prefeitura e a secretaria de habitação nas redes sociais, assim ficará ciente de quando for necessário ir efetuar o

procedimento. Além disso, como mencionamos, fique atento ao seu correio e ao comprovante de pagamento sempre que emiti-lo.

Recomendados para você: