1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 2,67 de 5)
Loading...

Benefício Desempregado Bilhete Único

Você já ouviu falar no Bilhete Único? Ele é uma iniciativa do governo de São Paulo para dar passe livre em trens, ônibus e metrô para as pessoas desempregadas que comprovarem essa condição.

O programa existe desde 2004 apenas para desempregados, mas há alguns anos o governo do estado também aprovou o mesmo programa para estudantes de baixa renda que participam do PROUNI ou do FIES. O programa também pode ser adquirido por todos aqueles que já receberam todas as parcelas do Seguro-Desemprego. Quer participar? Veja como a seguir.

Benefício Desempregado Bilhete Único

Benefício Desempregado Bilhete Único

Bilhete Desempregado CPTM

Você pode adquirir um bilhete único da companhia CPTM para ir e vir através dos trens e do metrô. A companhia possui um bilhete especial que funciona como uma credencial para trabalhadores desempregados. Essa carteira possui validade de 90 dias e pode ser solicitada apenas no caso de demissão sem justa causa por aqueles desempregados há pelo menos 1 mês e no máximo 6 meses.

A carteira pode ser obtida na Estação Barra Funda, das 8h às 16h, de segunda a sexta feira, levando o RG, o CPF, a carteira de trabalho e o termo de rescisão.

Bilhete Único Desempregado Cadastro

O bilhete único de desempregado só pode ser feito por aqueles que possuam um bilhete único em seu nome. O cadastro pode ser solicitado pela internet, no site http://bilheteunico.sptrans.com.br/cadastro.aspx. Siga o passo a passo da página e depois selecione o posto onde deseja retirar o seu cartão.

Depois, acesse a opção “Benefício Desempregado”, informe o seu PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, a data da rescisão, a data da última parcela do seguro, os números da Carteira Profissional e do CNPJ de onde trabalhava.

Bilhete Desempregado EMTU

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – também possui um bilhete desempregado, também conhecida como Carteira de desempregado para usuários EMTU. Essa carteira de transporte possui validade de 28 dias e pode ser feita por pessoas desempregadas a mais de 60 dias e menos de 180 dias, que morem na região do Corredor Metropolitano de Trólebus EMTU.

Para fazer a carteira o interessado deverá ir até a garagem da empresa na rua Joaquim Casemiro, número 290, em São Bernardo do Campo, com carteira de trabalho, comprovante de residência e termo de rescisão de contrato.

Bilhete Único Desempregado Ônibus onde Fazer

A solicitação é feita pela internet, como você viu anteriormente. Se os seus dados estiverem corretos e você possuir direito ao benefício, deverá ainda enviar cópias autenticadas dos documentos pessoais. Esses documentos deverão ser enviados à SPTrans através do passo a passo disponibilizado no site.

É preciso levar cópias autenticadas dos seguintes documentos: RGH ou CNH, CPF, PIS/PASEP, Comprovante de Residência e Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego.

Benefício Desempregado Bilhete Único

Benefício Desempregado Bilhete Único

Benefícios do Desempregado

Os desempregados, passageiros especiais e estudantes possuem muitos benefícios em São Paulo quando o assunto é transporte. No site http://www.cidadao.sp.gov.br/servico.php?serv=304374  é possível verificar como obter a isenção tarifária para passageiros especiais com deficiência, para os idosos, passe escolar para estudantes e vale-transporte para trabalhadores de todas as regiões.

Bilhete único desempregado 2017

Tendo o cartão do Bilhete Único o cidadão pode recarrega-lo em lojas físicas, postos de vendas de créditos e serviços, assim como em pontos de venda de créditos, como bancas de jornal. Usar esse cartão é extremamente fácil, sendo preciso apenas encostá-lo no validador presente na catraca e aguardar a luz verde.

Para cada tipo de pessoa é possível solicitar um tipo de bilhete único.

Como faço para adquirir o bilhete único do desempregado

Para obter o bilhete único o cidadão deve fazer o seu cadastro pelo site http://bilheteunico.sptrans.com.br/cadastro.aspx, enviar uma foto 3×4, concordar com o Termo de Adesão e, em seguida, ir em um dos pontos de venda de créditos para retirar o cartão. Para cadastrar é preciso ter em mãos o RG, CPF e o CEP residencial, além de uma foto 3×4 digitalizada. Será preciso também responder a um questionário socioeconômico.

Cadastrar bilhete único desempregado sptrans

Depois de acessar o link que passamos, selecione a opção “Inicie o processo de cadastramento”. Informe seu nome completo, data de nascimento, nacionalidade, tipo de CPF, CPF, número do RG e demais dados sobre o mesmo, e clique em “Concordo”.

Continue o cadastro informando os dados e respondendo às questões, aceite o Termo de Adesão e envie a sua imagem 3×4 digitalizada. Por fim, confira a lista de estabelecimentos e vá até o mais próximo para emitir o seu cartão.

Benefícios do desempregado

O desemprego no estado de São Paulo pode contar com vários benefícios para transitar entre uma região e outra. Se o desempregado tiver algum tipo de deficiência, ele conta com a isenção tarifária. Os trabalhadores que estejam apenas desempregados ganham vale-transporte, podendo ser para a região metropolitana de São Paulo, de Campinas ou da Baixada Santista.

No primeiro caso o trabalhador ganha o Cartão BOM Vale Transporte e Carteira do Trabalhador Desempregado que é válida por 28 dias.

Como conseguir bilhete único gratuito

O bilhete único pode ser solicitado pela internet e emitido, de forma gratuita, em um dos postos de atendimento e venda de créditos. Você não paga nenhuma taxa, apenas pode recarrega-lo nos locais indicados.

Bilhete único desempregado ônibus 2017

O bilhete único mensal permite que o cidadão faça até 10 viagens por dia, durante 31 dias, contados a partir da 1ª viagem. Para ter direito ao bilhete único o cidadão pode pagar R$300,00 se desejar o modo integrado, que constitui em ônibus + metrô/CPTM. Se for exclusivo para ônibus, o cidadão paga somente R$150,00.

 

 

Recomendados para você: