1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Benefício INSS auxílio doença

O Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão parceiro da Previdência Social que disponibiliza uma série de benefícios e auxílios aos cidadãos brasileiros que contribuem mensalmente de acordo com seus respectivos salários e ocupações. Um dos principais benefícios do INSS é o de auxílio-doença, que pode ser solicitado pela internet e em poucos minutos.

A seguir você adquire mais informações sobre o benefício e descobre como saber se ele foi aceito ou não, sem precisar sair de casa.

Benefício INSS auxílio doença

Benefício INSS auxílio doença

Previdência social auxílio doença

O auxílio doença é um benefício concedido aos segurados da Previdência que sejam incapazes de trabalhar temporariamente devido a uma doença ou acidente. Pela internet o segurado pode emitir o requerimento de benefício e marcar a perícia. O requerimento deve estar carimbado e assinado pela empresa em que trabalha e deve ser apresentado no momento da perícia.

Consulta benefício INSS auxílio doença

A Previdência Social disponibiliza em seu site a consulta de situação de benefício que, como o nome já sugere, serve para que os segurados descubram a situação do seu pedido de benefício, seja ele qual for. Sendo assim, quando você solicitar o auxílio-doença ou qualquer outro benefício, poderá efetuar a consulta para descobrir se o pedido foi aceito ou não.

A consulta pode ser realizada através do site https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml, basta que o segurado informe todos os dados corretamente.

Consulta benefício concedido INSS

Na hora da consulta você pode se deparar com vários tipos de status. Caso o status informe que o benefício foi habilitado, isso quer dizer que ele foi registrado no sistema e ainda aguarda para ser analisado. O benefício terá sido concedido apenas quando o status informar que ele foi “deferido”, por isso fique atento.

Consulta benefício INSS extrato

A consulta não gera nenhum tipo de extrato, você só consulta e fim. Depois que você recebe o benefício pode emitir o Extrato de Pagamentos que servirá para comprovar sua renda, já que possui informações sobre o benefício como o valor pago e as datas de pagamento. Você pode consultar o extrato mensalmente e imprimi-lo para manter um controle sobre o seu benefício.

Resultado perícia INSS auxilio doença

Caso o segurado do INSS deseje saber o resultado de sua perícia do auxílio-doença, poderá efetuar a consulta diretamente no site https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER. A consulta exige que o segurado informe o número do benefício ou requerimento, sua data de nascimento, seu nome e CPF. Por fim, basta informar os códigos da imagem e clicar em “Imprimir”.

O resultado das perícias médicas ficam disponíveis após as 21 horas de cada dia.

Consultar benefício INSS pelo CPF

Na hora de consultar o seu benefício pela internet não se esqueça de informar o CPF, ele é uma das informações mais importantes e, sem o número você não consegue obter nenhum tipo de informação. A maioria das consultas disponibilizadas pelo INSS exigem o número do seu CPF, por isso sempre tenha-o em mãos.

Benefício INSS auxílio doença

Benefício INSS auxílio doença

Carta de concessão INSS

A carta de concessão é enviada para a residência do segurado que tiver o seu benefício aceito, com o intuito de informar a forma de cálculo do valor do seu benefício, assim como o banco que fará o pagamento, os dias e demais detalhes. Os segurados precisam aguardar cerca de 20 dias para que a carta chegue e, se após esse período ela não chegar, podem pedi-la pela internet.

O pedido da carta de concessão é feito pelo site https://meu.inss.gov.br/central/index.html, basta selecionar “Carta de Concessão”, cadastrar uma senha e fazer o login.

 

Recomendados para você: