1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Certidão de Reservista

A Certidão de Reservista é um documento que os homens devem possuir. Ele prova que o homem cumpriu com suas obrigações de cidadão e se alistou quando completou 18 anos e, dessa forma, está apto de exercer os seus direitos e não está infligindo a lei.

Ele deve ser solicitado por todos os homens que se enquadrem no que foi falado aqui. Para isso, explicaremos a seguir o que é exatamente essa certidão, para que ela serve e qual a melhor forma de consegui-la.

Saiba mais Informações, acesse: Como Fazer o Cartão Cidadão

O que é a Certidão de Reservista

A Certidão é expedida pelo Exército brasileiro e comprova que você foi dispensado de prestar o tiro de guerra, ou seja, de servir para o exército, por algum motivo como excesso de contingente, razão médica ou por estudos.

A Certidão ainda pode comprovar que você foi alistado e que cumpriu com todas as suas tarefas. Esse documento é exigido pela junta militar do seu município logo após a liberação do cidadão do serviço militar. Por isso, é importantíssimo que você solicite a Certidão o mais rápido possível.

Quando obter a Certidão, é necessário andar com ela na carteira juntamente com os demais documentos, pois ela pode ser solicitada para comprovar a sua situação e ainda como um documento original, substituindo até mesmo o famoso RG. Não deixe para depois, realize o procedimento necessário e tenha a sua Certidão de Reservista em mãos. Ela é de extrema importância para todos os homens brasileiros.

Para que serve a Certidão de Reservista

Independente de qual das duas opções citadas anteriormente você deseja comprovar com a Certidão de Reservista, é importante tê-la, pois ela acaba se tornando obrigatória para a realização de inúmeras atividades, como entrar em um curso superior. Veja em quais outras ocasiões a Certidão de Reservista é usada:

– Para emitir e/ou renovar passaporte;

– Para trabalhar em repartição pública através de um concurso público;

– Para conseguir empréstimo em banco estatal.

A Certidão Reservista é um documento original com foto e, por isso, pode ser usada muitas vezes no lugar do RG em diversas tarefas.

Certidão de Reservista

Certidão de Reservista

Como Conseguir a Certidão de Reservista

Quem foi dispensado de prestar seus serviços ao Exército, independente do motivo, deve voltar ao local e realizar alguns procedimentos para receber o seu Certificado de Reservista. Por exemplo, é necessário fazer o juramento a Bandeira e cantar o hino nacional.

Logo após, você receberá a sua Certidão. Também é necessário apresentar o RG e o CPF. Quem não realizar o juramento deverá ir a junta do serviço militar para agendar uma data e realizar o procedimento. Em alguns locais a Certidão não é dada imediatamente após o juramento, por isso é necessário voltar ao Exército alguns dias depois para receber o documento.

Saiba mais Informações, acesse: Bolsa Escola do Governo

Quem foi alistado do Exército durante um ano e cumpriu a sua missão, após a liberação, estará apto para receber a Certidão de Reservista. Dúvidas sobre esse procedimento podem ser obtidas no momento da sua inspeção.

 

Recomendados para você: