1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

CNIS: Cadastro Nacional de Informações Sociais – Dataprev

A Dataprev é uma empresa brasileira especializada em prestar serviços a órgãos públicos, sendo o principal deles a Previdência Social. É através da Dataprev que as informações de contribuições e benefícios ficam armazenadas, que é possível fazer consultas e realizar agendamentos de atendimentos.

A empresa oferece e disponibiliza uma série de serviços para o INSS, como o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais -, um documento extremamente importante para os segurados do órgão. Descubra mais a seguir.

CNIS

CNIS

Dataprev INSS

A Dataprev trabalha armazenando todos os dados do INSS, reunindo as informações importantes e relevantes sobre os cidadãos brasileiros que têm carteira assinada e sobre aqueles que são desempregados ou sem renda própria, os chamados contribuintes facultativos.

Com essas informações é possível realizar uma série de funções e serviços. Com certeza ao entrar no site da Previdência Social e clicar em um serviço você já foi redirecionado para um link da Dataprev, não é?

Dataprev CNIS

O CNIS é um documento muito importante para o segurado da Previdência Social. Ele contém todas as informações do contribuinte, como seus dados pessoais e também um relatório de todas as suas contribuições previdenciárias, confirmando que ele é vinculado ao órgão e contribuiu por um determinado tempo.

Esse documento é extremamente importante no caso de solicitação de aposentadoria ou de qualquer auxílio do INSS, pois comprova a contribuição do segurado. É possível ter acesso ao documento pela internet em poucos minutos e você pode conferir sempre que quiser, para ver se as informações estão batendo.

Extrato pagamento Dataprev

Outro tipo de documento emitido através da Dataprev é o Extrato de Pagamentos, que consiste em um documento que contém todos os valores e a data do pagamento do benefício de cada segurado. Sendo assim, ele serve para comprovar a renda dos beneficiárias da Previdência Social e pode ser emitida por qualquer pessoa aposentada.

É fundamental para comprovar a renda do cidadão quando ele não trabalhar mais. O extrato de pagamento pode ser acessado pelo site https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml, basta informar o número do benefício, data de nascimento, nome e CPF do beneficiário.

Dataprev extrato INSS

O extrato do INSS emitido pela Dataprev, ou seja, o extrato de pagamentos, pode ser exigido em várias situações da vida do beneficiário. Por exemplo, caso ele deseje financiar uma residência ou imóvel, se inscrever em algum curso, entre outras. Como o indivíduo não trabalhará mais e não terá carteira assinada, precisará do extrato para comprovar sua renda.

O extrato possui o valor do benefício e as datas de todos os pagamentos realizados.

Dataprev situação do benefício

Outro serviço disponibilizado pela Dataprev é a consulta de situação de benefício, que consiste em informar ao cidadão como anda a solicitação do seu benefício. A consulta pode ser feita pelo site https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml e informando os dados corretos o segurado consegue saber se o seu pedido foi aprovado ou não.

CNIS

CNIS

Dataprev PIS

O PIS é um número essencial para todos os trabalhadores brasileiros. Ele significa Programa de Interação Social e foi criado pelo governo com o intuito de fazer com que os trabalhadores fossem integrados nos ganhos da empresa. Através desse programa os trabalhadores recebem um abono salarial anual.

Além disso, o PIS é solicitado em várias consultas da Dataprev, pois o seu número está diretamente ligado ao cidadão e seus benefícios trabalhistas e previdenciários.

 

Recomendados para você: