1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Adquirir CadÚnico

O governo federal criou há muitos anos um sistema para monitorar todas as famílias de baixa renda; para isso, o sistema possui informações sobre a renda de cada membro do grupo familiar, como eles vivem, o que precisam e, assim, podem criar projetos e programas para suprir essas necessidades e atender aquelas pessoas que realmente necessitam de ajuda. Esse sistema recebeu o nome de Cadastro Único ou CadÚnico, como é popularmente conhecido.

CadÚnico Inscrição

O CadÚnico é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o MDS. O sistema é usado de forma obrigatória na hora de selecionar famílias para os programas sociais do governo, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família.

CadÚnico Inscrição

CadÚnico Inscrição

A inscrição no sistema pode ser feita de diversas maneiras, sendo a principal delas na prefeitura de sua cidade. Você pode ir até o local com todos os seus documentos em mãos. O cadastro também pode ser feito em um posto de atendimento do Bolsa Família, caso haja um em sua cidade. O município também é responsável por fazer visitas às famílias de baixa renda, onde efetuam o cadastro.

Cadastro Único NIS

Após a família efetuar o cadastro no CadÚnico por meio de um formulário, a Caixa Econômica Federal é a responsável por atribuir à cada membro desta família um número do NIS. Através desse número de Identificação Social, os operadores do CadÚnico, ou seja, o MDF, podem achar todas as pessoas cadastradas, efetuar atualizações de dados, verificar a situação do benefício e realizar outras tantas atividades.

Consultar CadÚnico pelo CPF

Caso você deseja consultar o seu CadÚnico para verificar os dados ali presentes, poderá fazer isso na prefeitura de sua cidade ou no local onde efetuou o cadastro. Lembre-se de levar o número do NIS fornecido à você juntamente com o número do CPF.

Cadastro Único do Governo Federal

O sistema foi criado com um único objetivo: ter uma relação de todas as famílias de extrema pobreza e baixa renda, avaliando suas vidas para que assim o governo possa tomar iniciativas que beneficiem diretamente esse grupo de famílias. Através do CadÚnico é possível participar de diversos programas sociais.

Com o CadÚnico o governo obtém relatórios socioeconômicos das famílias mais pobres brasileiras. É um meio de controlar essa situação e conhecer quem realmente precisa de ajuda.

Cadastro Único Bolsa família

A inscrição no CadÚnico é um dos requisitos exigidos no Bolsa Família e também no Minha Casa Minha Vida, quando falamos da faixa 1. Por isso, se você deseja participar de algum desses ou de qualquer outro programa social, é preciso já estar cadastrado no CadÚnico.

Através do cadastro o governo avalia se a família inscrita no programa social realmente precisa de ajuda e se enquadra em todos os requisitos do programa.

Cadastro Único Bolsa família

Cadastro Único Bolsa família

Cadastro Único SUS

Em alguns municípios os cadastrados no CadÚnico também têm acesso ao Cartão do SUS, que dá direito a comprar medicamentos e a realizar consultas por um preço menor ou de graça. Para esse tipo de programa você deve se informar diretamente na sua cidade, pois nem todas apresentam esse tipo de benefício.

 

Recomendados para você: