1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Calcular o Capital de Giro

Se você é ou pretende ser um empresário, então, o termo capital de giro deverá fazer parte do seu vocabulário. Ele nada mais é do que o capital que fará o seu negócio ter continuidade – ou seja, todo o dinheiro que é necessário para manter o funcionamento do trabalho como a compra de materiais ou de produtos para estoque, por exemplo.

Claro que, naturalmente, ele é algo muito importante e que deve ser calculado em todas as contas da empresa. Logo, também se torna necessário saber como calculá-lo. E nem precisa ser um bicho de sete cabeças; veja como.

Como Calcular o Capital de Giro?

O cálculo do capital de giro não é extremamente complicado, mas exige paciência, tudo porque ele é mais minucioso e exige atenção. Dentro da empresa existem dois tipos de investimento: aquele que é fixo e, provavelmente, será feito poucas vezes como o lugar em que ela está, máquinas e outros tipos de aquisições importantes.

O segundo investimento é daquilo que sempre virá como reserva. Um exemplo disso é produtos para a criação daquilo que você vende, estoque e outros. Neste caso, o capital de giro funciona como os valores necessários para a sua empresa funcionar. Você deve investir em determinados produtos e, gradativamente, os valores serão retornados com as vendas.

Como calcular o capital de giro. (Imagem: Divulgação)

Como calcular o capital de giro. (Imagem: Divulgação)

Por isso, a forma para calcular o capital de giro dependerá de uma fórmula que será explicada nos próximos tópicos. Mesmo parecendo algo impossível, você verá que, ao manter todo o seu controle em dia, é muito fácil de conseguir fazer o cálculo.

Planilha Capital de Giro

Sim, você leu certo! Uma maneira de facilitar o seu cálculo e todas as informações sobre o capital de giro é utilizar uma planilha com essa finalidade. E você nem precisa criar tudo do zero, basta procurar em sites sobre economia e negócios e encontrar uma que mais se encaixa em suas necessidades.

Fórmula Capital de Giro Próprio

Enfim, a fórmula. Vale lembrar que capital de giro próprio é o mesmo que o capital de giro líquido, então, a fórmula é a mesma. Basicamente, você deve basear a sua conta em CGL = AC – PC. Mas o que significa tudo isso? CGL é Capital de Giro Líquido, ou seja, o resultado da conta é o seu capital de giro.

A partir disso, AC significa Ativo Circulante, ou seja, todo o dinheiro envolvido seja em caixa, no banco, suas aplicações financeiras, tudo o que tem para receber e outros. Já o PC é o Passivo Circulante, que nada mais significa do que aquilo que você pagará aos fornecedores, empréstimos, contas de manutenção… Neste caso, é necessário fazer a conta relacionada a sua empresa em questão e não colocar finanças pessoais no meio.

Como Calcular Necessidade de Capital de Giro?

Como o nome já diz, necessidade de capital de giro é o valor necessário para a empresa obter naquele momento. O cálculo também é feito através de uma fórmula que pode ser feito de duas formas: através do saldo das contas no Balanço Patrimonial ou através do clico financeiro.

Como calcular o capital de giro. (Imagem: Divulgação)

Como calcular o capital de giro. (Imagem: Divulgação)

Na primeira, temos NCG = Contas a Receber + Valor em Estoque – Valor das Contas a Pagar. Já para o outro cálculo é necessário utilizar o Prazo Médio de Estoques + Prazo Médio de Recebimentos. Porém, a primeira delas é mais simples e fácil de aplicar.

Capital de Giro Fluxo de Caixa

Muitos confundem, mas o capital de giro e o fluxo de caixa são coisas um pouco diferentes. Nós já explicamos o capital de giro, mas o fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta de gestão utilizada para saber sobre suas contas, se você tem lucro ou se está no negativo. Basicamente, você analisa o valor que entra, o valor que sai e o tempo de intervalo entre essas duas ações. Isso explica muito sobre os lucros ou não de uma empresa.

Capital de Giro Exemplo

Existem muitos exemplos fáceis para o capital de giro. Um deles é assim: você resolve abrir uma loja de acessórios e decoração. Periodicamente, deverá abastecer o seu estoque com peças e produtos, certo? Então, capital de giro é esse dinheiro envolvido no abastecimento de tudo aquilo que você precisa e, consequentemente, o que vende, o que dá lucro ou prejuízo.

Como calcular o capital de giro. (Imagem: Divulgação)

Como calcular o capital de giro. (Imagem: Divulgação)

Capital de Giro Contabilidade

Uma forma de ficar mais por dentro do seu capital de giro é contratando um contador. Assim, ele terá em mãos todos os valores de sua empresa e conseguirá dar conta de toda essa parte econômica que pode ser difícil pra muita gente. Então, se tiver qualquer dúvida, não pense duas vezes antes de consultar um e deixar todas as questões do seu negócio em dia.

Recomendados para você: