1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Cancelar uma Empresa do MEI

É comum os empreendedores terem muitas dúvidas sobre como funciona um negócio, mesmo depois de anos de experiência. Mais comum ainda são as dúvidas sobre as questões burocráticas para colocar um negócio para funcionar, até mesmo,na hora de cancelar uma empresa MEI.

Por isso, neste artigo você vai ficar sabendo como cancelar uma empresa do mei, como dar baixa no mei com débitos, como cancelar mei para receber o seguro-desemprego, como funciona o cancelamento automático do mei, se a pessoa que der baixa em um mei pode abrir um outro negócio e se dar baixa no mei tem custo.

Confira essas e muitas outras informações aqui!

Como cancelar uma empresa do mei. (Imagem: Divulgação)

Como cancelar uma empresa do mei. (Imagem: Divulgação)

Como Cancelar uma Empresa do mei?

Para aqueles que querem cancelar um micro empreendimento e não sabem por onde começar, o primeiro passo é realizar uma solicitação do código de acesso no Portal Simples Nacional. Para realizar este procedimento será necessário informar os seguintes dados:

– CNPJ;

– CPF;

– Título de Eleitor ou Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física;

– Data de nascimento.

Depois disso, você deverá acessar a página de Solicitação de Baixa do MEI e preencher as lacunas conforme os dados que estão sendo pedidos. Ao final deste preenchimento, você será automaticamente redirecionado para uma página de confirmação do processo.

Nessa hora, é necessário clicar no botão disponível, informando que concorda com os termos. Após, a página vai ser redirecionada para a página de confirmação de dados. Se todas as informações estiverem corretas, confirme e encerre o processo de cancelamento.

Lembrando que este processo é permanente e não poderá ser revertido depois de concluído.

Como dar Baixa no mei com Débitos

Uma das principais dúvidas dos empreendedores é se é possível dar baixa em uma empresa que ainda possui débitos. A resposta para essa pergunta é bastante simples: sim! Neste caso, será necessário pagar a dívida em nome da pessoa física.

Como cancelar uma empresa do mei. (Imagem: Divulgação)

Como cancelar uma empresa do mei. (Imagem: Divulgação)

Cancelar mei para Receber Seguro Desemprego

Uma dúvida muito comum é se cancelar uma mei para receber o seguro-desemprego é possível. A resposta para essa pergunta pode variar e vamos te explicar o motivo.

É possível cancelar seu MEI para receber o Seguro Desemprego, certo? No entanto, para  receber o benefício, é preciso estar no período de carência. Em outras palavras, será necessário dar baixa 60 dias antes da baixa da carteira de trabalho para poder ter direito ao Seguro Desemprego.

Por isso, a dica que vamos dar para que você tenha acesso aos benefícios da carteira de trabalho é dar baixa o quanto antes no MEI.

mei Cancelamento Automático

Você sabe o que é cancelamento automático? Sabe como este processo funciona? Fique tranquilo que vamos te explicar a seguir. O cancelamento automático ocorre quando ocorrer inatividade por parte de uma empresa durante 12 meses corridos.

É muito comum os microempreendedores deixarem de pagar as contas mensais que são obrigatória para manter um micro empreendimento e assim, ocorrendo a baixa automática. No entanto, é importante ressaltar que os débitos em aberto, referente ao período de atividade não são cancelados.

Como cancelar uma empresa do mei. (Imagem: Divulgação)

Como cancelar uma empresa do mei. (Imagem: Divulgação)

Por isso, é muito importante que o MEI efetue a baixa para que não sejam geradas dívidas ou ocorra o aumento das já existentes.

Se eu der Baixa no mei Posso Abrir Outro?

Um dos grandes receios dos empreendedores é se quando o mesmo der baixa em uma empresa, ele poderá abrir outro mei e isso vai depender. O empreendedor não poderá abrir a mesma empresa depois de ter dado baixa.

No entanto, é permitido abrir uma outra empresa com um outro CNPJ.

Dar Baixa no mei tem Custo?

Para dar baixa em um mei é necessário colocar todas as contas em dia. Isso requer o pagamento de muitos custos. No entanto, o valor para dar baixa em uma empresa pode variar muito de uma para a outra.

Para saber o valor correto para dar baixa na sua empresa, contrate um contador que irá organizar as contas, fazer os cálculos necessários e informar tudo o que você precisa fazer e pagar.

Recomendados para você: