1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Participar do Bolsa Família?

Muitas famílias brasileiras ainda vivem em situações deploráveis, passando fome e sem condições de arcar com as necessidades básicas de seus dependentes. Aos poucos esse cenário está mudando, mas essa ainda é a realidade de muitas pessoas. Para tentar diminuir ainda mais o número de famílias extremamente pobres e em vulnerabilidade social, existe o Bolsa Família.

O programa atua transferindo uma renda às famílias cadastradas, de modo a ajuda-las a acabar com a miséria e melhorar aos poucos a qualidade de vida. Veja a seguir como participar do Bolsa Família.

Cadastro bolsa família 2017

Para participar do Bolsa Família a família deve se cadastrar. O cadastro para participar do Bolsa Família se caracteriza pela inscrição no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal – que deve ser feita exclusivamente pelo responsável familiar.

Como Participar do Bolsa Família?

Como Participar do Bolsa Família? Imagem:diuvlgação

Em alguns estados brasileiros a própria prefeitura envia agentes aos locais de mais vulnerabilidade social para efetuar o cadastro das famílias mais necessitadas, mas se isso não ocorrer com você, é possível ir efetuar o cadastro levando os documentos de todos os membros do grupo familiar.

Como participar do bolsa família?

Para participar do Bolsa Família, portanto, o responsável familiar deve efetuar o cadastro no CadÚnico. Com esse cadastro o governo ficará sabendo de todos os dados sobre cada membro do grupo familiar, sua respectiva renda, qualidade e condição de vida. Com esses dados no seu sistema, o governo pode criar iniciativas e cada vez mais programas para melhorar a situação de vida dessas famílias.

Além do mais, através do CadÚnico os departamentos do governo efetuam os sorteios para selecionar as famílias que serão beneficiadas pelo programa. O Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome realiza sorteios mensais, usando como base os dados presentes no CadÚnico, e dessa forma seleciona novas famílias que começam a receber a transferência de renda.

Bolsa família cadastro único

Para efetuar a inscrição no CadÚnico, o responsável familiar deve se dirigir até o setor responsável pelo programa em seu município, que pode ser a prefeitura ou a Secretaria de Habitação. No local, deve solicitar a inscrição no cadastro, e para isso é preciso ter em mãos uma série de documentos fundamentais.

Como Participar do Bolsa Família

Como Participar do Bolsa Família. Imagem:divulgação

Para efetuar o cadastro lembre-se de ter em mãos os seguintes documentos de todos do grupo familiar: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Renda, Histórico Escolar (no caso de crianças e adolescentes), Comprovante de Residência.

Recadastramento do bolsa família pela internet

O recadastramento do Bolsa Família é uma ação necessária para as famílias que tiveram o seu benefício suspenso ou que são chamadas para análise de dados. O recadastramento pode ser necessário quando o governo, ao cruzar informações de vários bancos de dados, encontra alguma divergência nos dados informados pela sua família. Qualquer detalhe pode causar uma divergência, como um aumento de renda de algum membro familiar.

A necessidade de efetuar o recadastramento será informada pelo MDS no extrato de pagamento do Bolsa Família, por isso fique atento todos os meses.

Bolsa família documentos necessários para recadastramento

Não é possível efetuar o recadastramento pela internet, pois você precisa comprovar que todas as informações repassadas são verdadeiras e cadastrá-las novamente. Então você deve ir até o mesmo local onde efetuou o cadastro levando em mãos os mesmos documentos já mencionados.

Atualizar cadastro bolsa família

Além do recadastramento, há cada dois anos o Ministério do Desenvolvimento solicita que as famílias efetuem a atualização de seus cadastros, para que possam continuar recebendo o benefício.

Como Participar do Bolsa Família?

Como Participar do Bolsa Família? Imagem:divulgação

As famílias que não efetuam a atualização no prazo estipulado pelo órgão têm o benefício suspenso. Quando é a época de atualizar o cadastro o órgão informa a todos os municípios por meio das prefeituras e setores responsáveis.

Atualizar cadastro bolsa família pela internet

Também não é possível atualizar o cadastro pela internet. O que pode ser feito é apenas agendar o atendimento para atualização dos dados, mas essa opção é disponibilizada somente em alguns estados.

Recomendados para você: