1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Comprovação de informações de 2ª chamada do Prouni

O PROUNI também conhecido como Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal brasileiro em 2004 com o objetivo de oferecer melhores oportunidades para pessoas de baixa renda adentrarem cursos de graduação em faculdades particulares espalhadas por todo o país.

O programa beneficia aqueles que atendem aos seus requisitos de renda e escolaridade com bolsas que podem ser parciais (de 50% de desconto) ou integrais (de 100% de desconto). Depois da abertura das inscrições, o PROUNI chega à fase de comprovação de informações dos candidatos aprovados. Mas como funciona? É sobre isso que falaremos neste artigo; confira.

prouni

Como funciona a comprovação de informações da segunda chamada do PROUNI

Como a grande maioria dos programas, o PROUNI funciona através de um cronograma com datas disponibilizadas para os candidatos interessados fazerem cada uma das respectivas ações. Para o primeiro semestre de 2018, por exemplo, o período de inscrições aconteceu entre os dias 6 e 9 de fevereiro, ou seja, quem não se inscreveu deve esperar até a próxima abertura, que deve acontecer no segundo semestre.

Já quem se inscreveu deve ficar atento às datas posteriores do programa para saber se foram ou não contemplados e, caso tenham sido, o que devem fazer a partir de agora. O resultado da primeira chamada foi divulgado no dia 14 de fevereiro e entre os dias 15 e 23 do mês é necessário que os alunos selecionados comprovem as informações.

A partir do dia 2 de março será divulgada a segunda chamada dos selecionados do PROUNI, sendo que os mesmos devem fazer a comprovação de informações entre os dias 2 e 9 de março. E para fazer a comprovação, o candidato selecionado deve levar a lista de documentos solicitados na instituição em que deve iniciar o curso de graduação.

Confira os documentos necessários do Prouni

Os documentos necessários para a comprovação da chamada do PROUNI são divididos em categorias e os candidatos devem apresentar todos para dar continuidade no processo. São eles:

– Documentos de Identificação do candidato e dos membros do grupo familiar (qualquer documento de identidade dentro dos aceitáveis pelo programa que poderão ser consultados no link abaixo);

– Comprovante de residência (qualquer documento pode servir como comprovante de residência desde que dentro dos aceitáveis pelo programa que poderão ser consultados no link abaixo);

– Comprovante de rendimento para assalariados, atividade rural, aposentados e pensionistas, autônomos, profissionais liberais, sócios ou dirigentes de empresa e/ou rendimentos de aluguel/ arrendamento de bens móveis e imóveis;

– Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais (quando houver);

– Comprovante de pagamento de pensão alimentícia (quando houver);

– Comprovantes do Ensino Médio;

– Comprovante de Professor do Ensino Médio (quando for o caso);

– Comprovante de deficiência (quando for o caso).

Para saber detalhadamente sobre todos os documentos em cada uma dessas divisões você pode acessar o site oficial do PROUNI ou seguir link direto no http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php e fazer a consulta de informação.

Inscrições do PROUNI – como fazer?

Para se inscrever no PROUNI, os interessados devem acessar o site oficial http://siteprouni.mec.gov.br/ na data de abertura das inscrições, utilizar o login do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se candidatar em duas opções das disponibilizadas de acordo com curso, faculdade e cidade.

Além disso, é necessário ter feito o Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa integral, ser estudante com deficiência, ser professor da rede pública e, no primeiro caso, ter renda comprovante de até três salários mínimos por pessoa. Ainda tem dúvidas? Acesse o site no link indicado acima e veja tudo o que precisa para participar do PROUNI.

 

Recomendados para você: