1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

FGTS Fácil Extrato

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que todo o trabalhador que esteja em um contrato regido pela lei trabalhista tem direito. O fundo foi criado em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Mas hoje ele tem a função de proteger outras pessoas além daqueles que foram demitidos sem justa causa.

O fundo é a soma total de depósitos em uma conta da Caixa em nome do empregado. Os depósitos mensais devem ser realizados pelo empregador. Lembrando que o FGTS não deve ser descontado do salário do empregado, pois é uma obrigação do empregador.

FGTS Fácil Extrato

FGTS Fácil Extrato

Os depósitos são mensais e o saldo varia de um mês para o outro, por issso é tão importante que você, empregado, consulte mensalmente o seu FGTS para ver se a empresa está realizando os depósitos corretamente. Existem várias formas de você consultar o saldo do seu fundo de garantia e vamos te explicar como fazer em cada uma delas. Confira!

Consultar FGTS pelo CPF

Uma das alternativas mais fáceis de você conseguir consultar o saldo do seu FGTS é através do telefone 0800 726 0101. Dessa maneira basta você seguir os comados do atendente da Caixa e quando for solicitado digitar o número do seu CPF e aguardar que o seu saldo será informado.

Aplicativo FGTS

Outra forma de fazer essa consulta é através dos aplicativos do FGTS. A própria Caixa disponibiliza o aplicativo FGTS Trabalhador onde é possível verificar qual o valor que você tem no seu fundo. Basta acessar a loja de aplicativos e jogos do seu celula, pesquisar e baixar o aplicativo. Mas lembre-se que é importante que você já tenha cadastro no site online da Caixa para depois acessar o aplicativo.

Caixa FGTS Inativo

No final do ano passado o governo anunciou que as pessoas que possuem contas inativas do FGTS poderiam sacar o valor total dessas contas a partir de fevereiro de 2017. Para todo esse processo funcionar foi criado um calendário com o objetivo de organizar o período de saque das contas inativas. Esse calendário foi organizado conforme o mês de nascimento de cada pessoa.

A seguir, veja como ficou o calendário e quando você poderá realizar o saque da sua conta.

10 de março: nascidos em janeiro e fevereiro

10 de abril: nascidos em março, abril e maio

12 de maio: nascidos em junho, julho e agosto

16 de junho: nascidos em setembro, outubro e novembro

14 de julho: nascidos em dezembro

Consultar FGTS Inativo

A consulta do FGTS inativo pode ser realizado através do site oficial da Caixa, basta acessar e selecionar a categoria de extrato do FGTS. Se você já possui cadastro no site, será preciso apenas logar no sistema com o número do NIS e a senha da internet. Caso contrário será preciso que você realize um cadastro antes de acessar o portal. Mas fique tranquilo que é muito fácil. Será necessário apenas informar alguns dados pessoais para realizar o processo.

FGTS Fácil Extrato

FGTS Fácil Extrato

FGTS Caixa

Assim como os demais benefícios trabalhistas, o fundo de garantia é gerenciado pela Caixa Econômica Federal. E qualquer dúvida que você tiver sobre o seu fundo basta entrar em contato diretamente com a Caixa.

FGTS Retido

Entende-se por FGTS retido quando a pessoa é demitida com justa causa e por isso não tem direito ao saque do fundo de garantia. O fundo é um benefício que só pode ser sacado em alguns casos específicos. Para saber mais é possível acessar o site oficial da Caixa e verificar quais as categorias que podem realizar o saque do FGTS.

Recomendados para você: