1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Fies 2019: Inscrições, documentos, cursos

Você já ouviu falar no FIES? Ele é um financiamento estudantil criado pelo governo federal brasileiro que beneficia milhares de estudantes todos os anos.

O FIES 2019 irá permitir que mais jovens tenham acesso ao ensino superior privado e aqueles que desejam usufruir dessa oportunidade devem buscar saber desde agora todas as informações sobre o modo de funcionamento da iniciativa. A seguir, veja como funciona o FIES, do que ele se trata, como fazer sua inscrição e muito mais.

Fies

O FIES – Financiamento Estudantil – é uma iniciativa voltada para aqueles estudantes que conseguiram uma vaga na graduação privada, mas não possuem condições de pagar a mensalidade agora. Com o FIES, o estudante continua estudando, mas paga as mensalidades somente depois que estiver formado e já com um emprego.

Fies

Fies. Imagem: divulgação

Durante a duração do curso, ele paga somente um valor referente às taxas de juros do financiamento a cada três meses. Milhares de jovens estudantes conseguiram manter os estudos atualmente no Brasil por causa do FIES, não perca essa oportunidade.

Fies como funciona?

O estudante primeiro precisa garantir a vaga na instituição, para poder dar entrada no FIES. Dessa forma, o interessado deverá prestar o vestibular da faculdade ou ingressar usando a nota do ENEM. Depois disso, deve conferir se a instituição é parceira do FIES e se permite a contratação do financiamento para o curso.

Com a vaga garantida, o estudante deverá fazer sua inscrição no SisFIES e depois entregar alguns documentos na própria instituição. Se tudo estiver certo, o último passo é ir até o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica com o seu fiador, para formalizar o financiamento.

Fies inscrições

As inscrições do FIES acontecem em cada semestre, por isso é importante ficar de olho no site do SisFIES. Os interessados devem se inscrever no pelo site no FIES Seleção e se for pré-selecionado, deverá então fazer a inscrição no SisFIES.

Fies Inscrições

Fies Inscrições. Imagem: divulgação

O passo seguinte consiste em validar todas as informações dadas na instituição de ensino, mais especificamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Depois da validação só é preciso formalizar o negócio na instituição bancária de seu interesse.

Fies aditamento

Quem contratar o FIES, também deve estar a par do aditamento. O aditamento nada mais é do que a renovação do contrato do financiamento, o que deve ser feito por semestre, para que o estudante possa continuar usufruindo do financiamento.

O aditamento é feito pelo SisFIES, sendo solicitado pela Comissão citada anteriormente, cabendo ao estudante efetuar a confirmação eletrônico. Quando não há alterações a serem realizadas, o estudante realiza o aditamento simplificado. Se houver alterações no contrato, é realizado o aditamento não simplificado.

Fies documentos

Na hora de validar suas informações do FIES na instituição, o estudante deverá apresentar uma série de documentos, muitos dos quais também são solicitados no ato da matrícula.

Fies documentos

Fies documentos. Imagem: divulgação

A instituição de ensino libera um edital com a lista completa dos documentos que devem ser apresentados, para garantir o financiamento ao estudante.

Fies telefone

Aqueles que desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com o FIES pelo telefone 0800 616161.

Fies Boleto

Como mencionado anteriormente, a cada três meses o estudante precisará pagar um boleto do FIES, cujo valor é referente às taxas de juros do financiamento. Esse boleto poderá ser emitido pelo site da Caixa ou do Banco do Brasil, de acordo com aquele em que o financiamento foi assinado.

Fies boleto

Fies boleto. Imagem: divulgação

É preciso emitir o boleto e pagá-lo até o prazo, para que o candidato possa continuar usufruindo do financiamento. O boleto geralmente é no valor de R$150,00.

Fies 2018

Todas as informações sobre o FIES podem ser encontradas no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/, sendo possível verificar as condições de financiamento, simular o financiamento e muito mais.

As próximas inscrições para o FIES deverão abrir no primeiro trimestre de 2019, portanto fique atento. Até lá, estude para o vestibular da instituição em que deseja ingressar.

Fies 2019 Aluno

Todos aqueles que conseguirem obter o financiamento, possuem acesso ao FIES Aluno, um local onde podem tirar dúvidas, ler o contrato sempre que desejar e até mesmo verificar os boletos que já foram pagos e as parcelas que deverá pagar no futuro.

Pelo portal do SisFIES o aluno consegue tirar suas dúvidas e se ainda restar, poderá conversar com a instituição. É importante ressaltar que podem haver escolas que não são participantes e por isso não permitem a contratação do financiamento.

Fies 2019 Aluno

Fies 2019 Aluno. Imagem: diuvlgação

Tanto pelo SisFIES quanto pelo site das instituições é possível descobrir se a parceria existe, portanto sempre procure essa informação.

Com o FIES o estudante poderá se formar, conseguir um emprego e então pagar pelos seus estudos, arcando com taxas de juros compatíveis com a sua renda. Sempre leia o contrato para saber de todos os detalhes e não ter nenhuma surpresa no futuro. O FIES é uma porta de entrada para aqueles sem renda que desejam estudar na graduação privada.

Recomendados para você: