1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Financiamento estudantil. Como conseguir?

Os financiamentos estudantis estão cada vez mais na moda. Eles foram criados há pouco tempo, principalmente pelo governo federal, com o objetivo de ampliar as oportunidades dos jovens brasileiros. Com esses financiamentos se tornou muito mais fácil ingressar em uma instituição privada de ensino superior, mas ao mesmo tempo continuou concorrido, pois milhares de pessoas tentam anualmente.

É possível ingressar em uma universidade através de diversos meios, como o vestibular e o financiamento ofertado perante algumas condições.

Faculdade federal via ENEM

O Enem é a principal forma de ingresso em universidades públicas e privadas. Grande parte das instituições principalmente as públicas, aderiu o Enem como única forma de ingresso, tornando obrigação do candidato se inscrever para o exame. O candidato que deseja entrar em uma universidade que exige o Enem ainda precisa tirar uma nota boa, pois esta será usada para selecioná-lo para o curso desejado.

universidades-federeais-via-enem

Faculdade federal via ENEM. Imagem:divulgação

As universidades federais ofertam suas vagas através do SISU. Para se inscrever no programa, o candidato precisa realizar o exame, aguardar o resultado e se inscrever quando as vagas estiverem abertas. Algumas (poucas) universidades não escolhem o aluno por meio do SISU, mas sim por meio de vestibular.

Vestibular em universidade pública

Os vestibulares ainda são usados por algumas instituições que desejam selecionar novos alunos para preencher suas respectivas vagas. Nesse método o candidato também precisa realizar o Enem e obter uma nota alta. A diferença é que quando sai o resultado, o INEP envia as notas dos candidatos inscritos naquela instituição para que esta avalie e convoque os melhores colocados.

vesibular

Vestibular em universidade pública. Imagem:divulgação

Existe ainda a opção de o aluno fazer o próprio vestibular da instituição e enviar a sua nota do Enem para completar a sua média e aumentar suas chances de ingressar.

PROUNI 2016

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo governo federal e oferta bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Assim como nos métodos anteriores, para se inscrever no PROUNI o candidato precisa realizar o Enem e obter no mínimo 450 pontos na prova, além de não poder zerar a redação.

prouni-2016

Prouni 2016. Imagem:divulgação

Assim como no SISU, a maneira de seleção do candidato é dada pela sua nota. Apenas universidades privadas ofertam suas vagas no PROUNI anualmente, logo após a divulgação da nota do Enem.

A bolsa que o candidato adquire depende exclusivamente da sua renda e de outros critérios. Por exemplo, para ter a bolsa integral o candidato precisa comprovar uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Educa Mais Brasil oferece bolsas de 70%

Quem deseja ingressar em uma universidade privada possui mais uma opção além do PROUNI: o programa Educa Mais Brasil. Através do programa é possível ingressar em universidades, escolas técnicas, colégios e centros universitários para cursar o que você deseja.

educa-mais-brasil

Educa Mais Brasil oferece bolsas de 70%. Imagem:divulgação

É possível conseguir uma bolsa de estudos de até 70% de desconto para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos livros e técnicos, cursos de idiomas e EJA. A forma de seleção é diferente dos métodos anteriores: você se inscreve no site do programa, efetua o pagamento referente a primeira parcela e realiza a matrícula na universidade desejada.

Recomendados para você: