1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Jovem Aprendiz 2017 – Inscrições, vagas e critérios

O Programa Jovem Aprendiz coloca novos estudantes no mercado de trabalho, garantindo os seus direitos e gerando conhecimento e experiência para eles.

Os jovens que participarem do programa também fazem curso de capacitação antes de começar a trabalhar ou durante o tempo que estiverem na empresa. É o acesso a vagas de estágio e a oportunidade de aprender uma profissão.

Jovem Aprendiz 2017 - Inscrições, vagas e critérios

Jovem Aprendiz 2017 – Inscrições, vagas e critérios

Jovem Aprendiz como Funciona

Quem participa do Jovem Aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos e deve estar matriculado no ensino fundamental ou médio. O programa dá acesso a vagas de estágio e a oportunidade de aprender uma profissão, com o supervisionamento de uma pessoa responsável da empresa. Além disso, o programa possui parcerias com instituições de formação profissional como os Serviços Nacional de Aprendizagem que também treinam e capacitam esses jovens.

Jovem Aprendiz Benefícios

O aprendiz deve trabalhar somente seis horas por dia, durante dois anos, com direto a salário mínimo, 13° salário, recolhimento do FGTS e férias que devem ocorrer no período das férias escolares. Todos os seus direitos trabalhistas são garantidos por lei.

Grandes multinacionais, instituições financeiras como bancos, empresas de telefonia, indústrias, redes de supermercado, instituições, autarquias e secretarias da rede pública participam do programa Jovem Aprendiz. Por isso, muitas oferecem outros benefícios como vale refeição, vale transporte e assistência médica e odontológica.

Jovem Aprendiz Inscrições

É preciso ficar atento à divulgação de vagas no início dos semestres e na região que o candidato vive, pois não existe um único local onde as vagas são anunciadas. Algumas empresas, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social podem usar o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) para selecionar esses jovens, de preferência com baixa renda. Outras ficam com o processo seletivo de inscrição aberto durante o ano, basta entrar no site e verificar o período de cadastro.

As inscrições são geralmente feitas nos sites de cada empresa, além da divulgação das datas de cadastro e dos pré-requisitos. Já que algumas solicitam também o conhecimento básico de informática, ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, ter noções de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet.

Os candidatos não podem ter sido contratados anteriormente como jovens aprendizes de outros programas e não podem ter concluído o curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto no Jovem Aprendiz.

Jovem Aprendiz Vagas

As empresas se cadastram no programa e divulgam a seleção com as vagas abertas. Algumas, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social podem usar o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) para selecionar esse jovens, de preferência com baixa renda.

Entre as que participam do programa Jovem Aprendiz estão a Eletrosul, a Petrobrás, a Tam Linhas Áereas, os Correios, o Bradesco e a Caixa Econômica Federal. Dessas, algumas já estão com o processo de inscrição aberto, basta entrar no site e verificar o período de cadastro.

Jovem Aprendiz Vagas

Jovem Aprendiz Vagas

Jovem Aprendiz Empresas Participantes

Grandes multinacionais, instituições financeiras como bancos, empresas de telefonia, indústrias, redes de supermercado, instituições, autarquias e secretarias da rede pública participam do programa Jovem Aprendiz. As instituições que se cadastram no Jovem Aprendiz deixam de 5% a 15% de suas vagas de emprego para os jovens do programa, desse modo novas vagas estão sempre surgindo.

O programa dá acesso a vagas de estágio e a oportunidade de aprender uma profissão, com o supervisionamento de uma pessoa responsável da empresa. É a oportunidade de entrar no mercado e cada vez mais conquistar novas vitórias.

O programa ainda oferece oportunidade do primeiro emprego, de efetivação após o período do programa, de formação profissional, além de proporcionar treinamento e experiência para os jovens.

 

 

Recomendados para você: