1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Jovem Aprendiz Senac 2017 – Inscrições e vagas

Todo mundo hoje em dia tem o desejo de conseguir ter um bom emprego, mas imagine a seguinte situação: um jovem, ainda estudante do ensino fundamental ou médio, procura emprego, mas todos pedem a mesma coisa, uma experiência profissional.

Como os brasileiros conseguem ingressar no mercado de trabalho se sempre lhes é exigida uma experiência anterior? Para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho e suprir uma demanda existente em várias empresas, surgiu o Programa Jovem Aprendiz.

Pensado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), a iniciativa é um projeto do governo federal com a missão de que as empresas realizem programas de aprendizagem que objetivam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o Brasil. O Programa Jovem Aprendiz 2017 pretende qualificar jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos.

Jovem Aprendiz Senac 2017 - Inscrições e vagas

Jovem Aprendiz Senac 2017 – Inscrições e vagas

Jovem Aprendiz Senac 2017

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) existe desde 1946, como o principal agente da educação profissional voltado para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A empresa emprega muitas pessoas em diversos estados do país.

O programa Jovem Aprendiz no Senac tem sido bastante proveitoso. A estrutura do projeto está composta por funcionar 12 meses (1 ano) e inclui em seu escopo, 1.333h de aprendizagem separadas em 400h teóricas feitas no Senac e 933h práticas, desenvolvida pela empresa que faz a contratação do Aprendiz. Em resumo, a iniciativa é composta por curso de aprendizagem de graça com duração de até dois anos.

Jovem Aprendiz Senac 2017 Inscrições

Podem se inscrever para o programa os jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam estudando no ensino fundamental ou o ensino médio.

O jovem aprendiz trabalha até seis horas diárias, podendo ter a carga aumentada para oito horas no caso de quem tiver finalizado o Ensino Médio. Cada empresa tem sua forma de inscrição, por isso, fique de olho nas oportunidades das grandes empresas da sua cidade e candidate-se. Mas tenha atenção, pois não é cobrada nenhuma taxa de inscrição para jovem aprendiz nas empresas.

Jovem Aprendiz Senac 2017 Vagas

Perante a lei, as empresas de médio e grande porte são forçadas a guardar uma cota do quadro de funcionário para a contratação de jovem aprendiz. Por isso, grandes empresas abrem oportunidade para jovem aprendiz, algumas são: Unimed, Diageo, Boticário, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Correios etc. As vagas são limitadas e não há um calendário único para abertura delas, visto que dependem da demanda de cada empresa.

Os alunos das escolas públicas ganham preferência na seleção, já que o programa tem também o cunho de inclusão social. Além disso, a frequência e o desempenho escolar certamente serão vistos como diferenciais durante todo o processo de seleção, que é feito diretamente pela empresa contratante.

Há vagas para todo o Brasil, mas a maioria está concentrada em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (BH).

Jovem Aprendiz Senac 2017 Benefícios

Com o jovem aprendiz é firmado um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos, registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários inclusos.

São direitos do jovem aprendiz: 13º salário, todos os benefícios concedidos aos demais funcionários daquela empresa e permissão de tirar férias no período de férias escolares, sendo proibido o parcelamento. O jovem aprendiz não ocupará um cargo alto na empresa, mas ficará com as atividades mais operacionais e será demandado por várias pessoas e talvez até várias áreas.

Os jovens que ingressarem no programa devem ter a mente aberta para novidades e para o aprendizado, visto que é uma oportunidade para entender melhor sobre o negócio da empresa em que ele está, perguntar, experimentar e mostrar força de vontade para aprender cada vez mais. O salário não será tão alto, mas o que mais vale nessa oportunidade é a vivência, o networking e o aprendizado que será diário, indo além do currículo.

Jovem Aprendiz Senac 2017 Benefícios

Jovem Aprendiz Senac 2017 Benefícios

Além disso, o jovem aprendiz ganha uma experiência, já que aprenderá sobre os processos da empresa e terá acompanhamento de um funcionário para ajudar em seu desenvolvimento, além de ter a oportunidade de ser efetivado e garantir um bom emprego ao final do contrato. É a chance de ganhar uma formação na profissão para a qual está se capacitando.

Mantenha  sempre a persistência de procurar uma vaga no mercado de trabalho. Começar como jovem aprendiz pode ser uma grande oportunidade. Muitas empresas no final do programa contratam os aprendizes como colaboradores efetivos, priorizando aqueles que se destacaram no trabalho, fazendo entregas com qualidade e agilidade.

Há exemplo de um ex-presidente do Banco do Brasil que iniciou a carreira como jovem aprendiz. Assim, o programa de jovem aprendiz é uma grande vitrine na sua vida profissional, é o pontapé inicial para você alcançar posições maiores dentro de uma instituição.

Recomendados para você: