1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Novo Modelo Pronatec 2018

O Pronatec é um programa que foi criado pelo governo federal há muitos anos com o intuito de beneficiar os jovens recém-formados do ensino médio e aqueles que estão nas séries finais, oferecendo-lhes oportunidades gratuitas em cursos técnicos. Assim os jovens acabariam o ensino médio capacitados para ingressar no mercado de trabalho, já que os cursos possuem uma curta duração e oferecem um ensino prático e direto.

Agora com o novo modelo do Pronatec mais gente poderá ser beneficiada e novos recursos serão incluídos, tudo pensado especialmente para os jovens brasileiros que precisam de mais oportunidades.

Como ficou o Novo Modelo Pronatec 2018

No modelo antigo o  podia ser feito apenas por jovens que tinham acabado o ensino médio ou que estavam nas séries finais, como 1º, 2º ou 3º ano do médio. Agora o governo irá investir ainda mais no programa e por isso, no novo modelo estarão inseridos também os jovens e adultos da educação básica que estudam por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Mediotec

Mediotec

Isso significa que agora até mesmo os alunos do EJA poderão realizar um curso técnico de capacitação profissional, ao mesmo tempo em que fazem as atividades do curso de ensino fundamental/médio. Essa mudança trará mais oportunidades e aumentará o número de pessoas beneficiadas.

Novo modelo Pronatec 2018 Ensino Médio

Já quando o assunto são os alunos do ensino médio não há muitas mudanças, visto que eles já faziam parte do modelo antigo do Pronatec. Para se inscrever no programa é preciso já ter concluído ou estar em uma das séries finais do ensino médio. Além disso, é preciso ter realizado o ensino médio em escola pública ou, se em escola da rede privada, com bolsa integral.

Os cursos serão oferecidos de forma integral, podendo ser no período matutino, vespertino ou noturno. Para aqueles que ainda estão no ensino médio e se candidatarem, os cursos técnicos serão ministrados de uma maneira que não atrapalhe os estudos e o horário normal de aula.

Mediotec

O Mediotec é uma nova iniciativa do governo criado no âmbito do Pronatec com o intuito de ampliar os benefícios para os jovens. Agora, ao invés de fazer o curso técnico fora da escola, é possível combiná-lo com o horário de aula. Com o Mediotec o aluno pode fazer o curso técnico desejado e frequentar as aulas do ensino médio, tudo na mesma escola.

Mediotec

Mediotec

Isso porque agora as escolas serão capacitadas para oferecer esse tipo de ensino. Outra mudança é que com o Mediotec o horário de aula será estendido, passando a ser integral, para que o jovem possa realizar as atividades tradicionais da aula e também as do curso.

Novo modelo Pronatec 2018 Quem tem direito

Para não deixar dúvidas sobre quem possui direito ao Pronatec, explicaremos com mais clareza a seguir em forma de uma lista. Veja quem possui direito ao novo modelo do PRONATEC:

– Jovens que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral;

– Jovens que ainda estão cursando o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral;

– Jovens e adultos do EJA da rede pública de ensino.

 

Recomendados para você: