1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prazo para participar da lista de espera do Prouni

O PROUNI, conhecido como Programa Universidade para Todos, foi criado pelo Governo Federal brasileiro em 2004 com o objetivo principal de ofertar grandes oportunidades para pessoas de baixa renda entraem cursos de graduação em faculdades particulares espalhadas por todo o país.

O programa beneficia um determinado grupo de pessoas e que atendem aos seus requisitos de renda e escolaridade com bolsas que podem ser parciais (de 50% de desconto) ou integrais (de 100% de desconto). Ele consiste em diversas fases e, se você se inscreveu no período indicado, pode saber mais sobre a lista de espera; confira.

Quem pode participar do Prouni?

Para poder participar do Prouni, existe a exigência da escolaridade onde o interessado deve ter feito o Ensino Médio em uma escola pública ou em escola particular com bolsa. No quesito de integração social, podem participar estudantes com deficiência ou professores da rede pública. Já no quesito renda é necessário comprovar ter, no máximo, três salários mínimos por pessoa de sua residência. Ah, vale lembrar também que é necessário ter feito o Enem.

Lista de espera – como funciona

Como a grande maioria dos processos seletivos, o Programa Universidade para Todos também possui uma lista de candidatos convocados a partir de suas notas. Com isso, se forma uma lista de espera. Ela, nada mais é, do que uma lista com os próximos candidatos que não foram convocados nas duas primeiras chamadas regulares.

Os primeiros candidatos desta lista possuem altas chances de serem chamados para o PROUNI, uma vez que depende de que os estudantes convocados façam ou não a matrícula no curso. Caso isso não aconteça, os próximos da lista de espera são convocados de acordo com o curso escolhido e outras informações.

É importante ressaltar que é necessário demonstrar interesse pela Lista de Espera e, caso isso não aconteça, o candidato está automaticamente fora da “disputa” pelas vagas. No cronograma oficial do Prouni, as datas dedicadas exclusivamente para a lista de espera é de 16 a 19 de março de 2018.

Passo a passo como se inscrever no Prouni            

As inscrições para o Prouni já aconteceram entre os dias 6 e 9 de fevereiro, mas não se preocupe porque você terá outra oportunidade ainda neste ano. E para se inscrever, é necessário acessar o site quando as inscrições estiverem abertas e clicar na área indicada. Informe o número da sua inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio e a senha também cadastrada. Informe as letras na caixa de segurança e clique em “Entrar no Prouni”.

Você será direcionado para uma página com os seus dados. Confira se está tudo correto. Se não estiver, preencha corretamente; se estiver, siga para a aba “Questionário”. Essa etapa irá questionar algumas coisas sobre você como raça e cor, se possui algum tipo de deficiência, escola que cursou o Ensino Médio e outras que devem ser preenchidas corretamente.

O próximo passo é “Grupo Familiar”. Nesta parte, é necessário preencher as informações sobre todas as pessoas que fazem parte da sua família, ou seja, as que dividem o mesmo teto que você. É questionado o grau de parentesco, nome e outros. Por fim, você será direcionado para a aba “Cursos” e deve indicar o que pretende cursar através do Prouni com primeira e segunda opção.

O ingresso no ProUni se dá através do ENEM (Imagem: Divulgação)

O que são as vagas remanescentes?

Depois que todo o cronograma do Prouni é cumprido, pode acontecer de algumas vagas sobrarem, são elas as vagas remanescentes. Fique ligado, pois a própria faculdade pode entrar em contato com você! Ah, e se tiver qualquer dúvida relacionada ao programa, entre no site oficial pelo http://siteprouni.mec.gov.br/.

Recomendados para você: