1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Programa Pronatec Aprendiz para Microempresas

O Pronatec Aprendiz para microempresas 2015  está para ser lançado nesses próximos dias pelo governo federal. Trata-se de uma nova versão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, favorecendo adolescentes e jovens.

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Programa Pronatec Aprendiz

A divulgação da ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para que micro e pequenas empresas é esperada por muitas pessoas. Isso porque com essa mudança será possível contratar jovens aprendizes com auxílio do governo, de acordo com o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Pronatec Aprendiz

Em reunião da última semana, o ministro do Trabalho esteve presente em uma reunião com os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, para ver detalhes da ação. A novidade também engloba a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O Pronatec Aprendiz para microempresas 2015  deve arcar financeiramente com o treinamento dos jovens, para ampliar a inserção de adolescentes no mercado de trabalho.

Pronatec

O Pronatec foi criado em 2011, tendo como foco facilitar o acesso da população de baixa renda, prioritariamente, ao ensino profissionalizante, por meio da disponibilização de várias oportunidades de vagas em cursos gratuitos.

Mas como funciona esse programa? Será assim: o governo irá combinar com o Sistema S para agenciar a qualificação profissional dos trabalhadores – menores aprendizes -, para que sejam contratados pelas micro e pequenas empresas. Esse funcionamento foi confirmado por Dias. A previsão do ministro é que o programa seja lançado no dia 14 de julho.

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Sistema S

O Sistema S engloba, entre outros, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Esses sistemas, vinculados com o Pronatec, farão a distribuição de bolsas de estudos em cursos de educação profissional e tecnológica. Tudo gratuito para quem tiver interesse.

Essa é uma nova versão do Pronatec e, para o Ministério da Educação, a novidade vai ajudar apenas jovens a partir dos 14 anos, matriculados no ensino regular. O funcionamento segue da seguinte forma, na época do programa, o aprendiz irá receber salário pelo trabalho de 4 a 6 horas diárias, não contando com o horário escolar, pois é uam atividade que deve ser feita em outro horário.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Essa iniciativa vencedora vai transformar a vida de muitas pessoas, especialmente jovens que buscam a profissionalização e querem estudar para crescer na vida.

Recomendados para você: