1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec 2015 – Inscrição e expectativas

Pronatec 2015 – Inscrição e expectativas

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem o intuito de oferecer vagas em cursos gratuitos de formação e de capacitação continuada para jovens e adultos. Em 2015, o começo das aulas foi adiado pela primeira vez em março e agora o Ministério da Educação lançou um novo cronograma com o início das turmas no mês de julho. Para aqueles que desejam se inscrever nos cursos, é importante ficar atentos às datas.

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Cronograma do Pronatec em 2015

Os interessados em se inscrever nos cursos pelo Pronatec devem realizar o seu cadastro no site do programa entre os dias de 22 de junho a 26 de junho, com o resultado da primeira chamada anunciado no dia 30 de junho e matrícula dos selecionados no dia 01° a 3 de julho. O resultado da segunda chamada sai no dia 08 a 10 de julho e as inscrições para as vagas remanescentes acontecem entre os dias 13 a 26 de julho. As aulas devem começar no dia 27 de julho.

Inscrição pelo site do Pronatec

Nas inscrições feitas pelo site do Pronatec, o candidato deve escolher um estado, um município e informar a escolaridade. Na busca aparecerão todas as opções disponíveis para a inscrição naquele momento, como também as turmas e as instituições. O candidato deve informar o número do CPF, a data de nascimento, o e-mail, o telefone de contato e novamente a escolaridade. Após avaliação das informações e aprovação da inscrição, o candidato deverá comparecer na instituição escolhida para realizar a matrícula.

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Podem se inscrever nos cursos, estudantes que concluíram ou não o ensino médio na rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família, além dos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Problemas do Pronatec em 2015

As aulas ainda não começaram para alunos do Pronatec, devido ao atraso do repasse de verbas para a educação. Já foram liberados pelo Ministério da Educação (MEC) R$ 119 milhões para regularizar as mensalidades do ano de 2014 do Pronatec. Mesmo assim, os três meses de 2015 ainda não foram contemplados com o pagamento. Com do atraso do início das aulas, até o restabelecimento do pagamento das vagas dos cursos do Pronatec, as instituições parceiras não deverão abrir novas turmas.

Instituições participantes do Pronatec

No Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os Serviços Nacionais de Aprendizagem, toda a rede pública de ensino além de entidades particulares, são parceiras do programa com a disponibilidade de vagas.

Em algumas instituições, principalmente nas universidades particulares, a inscrição é feita pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Por isso, é preciso ter uma o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pelo menos 450 pontos e não ter zerado na prova de redação.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

 

 


Recomendados para você: