1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prouni 2018 – expectativas, vagas e inscrições

A oportunidade de cursar uma universidade e conquistar novos caminhos é uma busca constante da maioria dos jovens. Porém, muitos não conseguem realizar esse sonho por diversos motivos. Para dar a oportunidade a todos e diminuir a diferença do acesso à educação superior, o Ministério da Educação conta com o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

O objetivo da iniciativa é dar bolsas de estudos para os alunos de baixa renda que tenham obtido bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há dois tipos de apoio que o Prouni oferece. A bolsa de estudos integral cobre toda a mensalidade e, a parcial, apenas metade dos custos.

Vagas Prouni 2018

Os candidatos escolhidos para ocupar as vagas e participar do Prouni 2018 são os que obtiverem melhores notas no Enem. A matemática usada pelo sistema também leva em conta a nota mínima, conhecida como nota de corte, que cada curso requer para aceitar o candidato com bolsa de estudos.

PROUNI

PROUNI. Imagem:divulgação

Assim, são feitas duas chamadas que indicam os melhores posicionados. Caso o interessado não tenha sido classificado nas duas chamadas, ele pode escolher fazer parte de uma lista de espera que seleciona alunos para bolsas de estudos que sobraram.

Inscrições Prouni

No site do Prouni, os interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita e rápida. É preciso ter em mãos o número do seu CPF, da inscrição e da senha utilizada no Enem 2016.

Também devem ser do conhecimento do candidato, quais os dois cursos superiores desejados por ele para inscrição, podendo ser cursos de instituições diferentes.

bolsas de estudos

bolsas de estudos. Imagem:divulgação

Requisitos básicos:

1-      Apresentar renda familiar bruta e por pessoa de, no mínimo, um salário mínimo e meio e, no máximo, de três salários mínimos. Dependendo da renda, o candidato recebe a bolsa de estudos total ou parcial;

2-      O estudante precisa ter ensino médio cursado em uma escola pública;

3-      Caso tenha estudado em escola particular, comprovar ser bolsista integral.

Também podem se candidatar as pessoas portadoras de alguma deficiência física e os professores da rede pública com objetivo de ter cursos superiores para aprimoramento profissional, são exemplos de cursos: Licenciatura e Letras. Os professores não têm como requisito básico a renda familiar.

Expectativas Prouni 2018

O Prouni é aberto para todo o Brasil e a cada ano  milhares de estudantes têm a esperança de ganhar uma bolsa de estudos integral ou parcial para cursar o ensino superior em uma instituição privada.

A expectativa do programa é atender cada vez mais interessados e proporcionar acesso ao ensino superior. Essa é uma oportunidade única para muitos alunos, por isso fique atento aos detalhes e não deixe a chance passar.

Recomendados para você: