1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Quem tem Direito a Carteira do Idoso?

O Ministério do Desenvolvimento, conhecido como MDS, possui diversas iniciativas e projetos para beneficiar a população brasileira. Através do Estatuto do Idoso, o MDS permite que homens e mulheres com mais de 60 anos tenham desconto na hora de usar ônibus, trem ou barco. Para obter a gratuidade ou o desconto é preciso preencher os requisitos, como ter uma renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Isso gera a Carteira do Idoso, que pode ser usada para conseguir descontos nas viagens interestaduais. Quer saber mais? Leia a seguir.

Através do Estatuto do Idoso, o MDS permite que homens e mulheres com mais de 60 anos tenham desconto na hora de usar ônibus. (Imagem: Divulgação)

Através do Estatuto do Idoso, o MDS permite que homens e mulheres com mais de 60 anos tenham desconto na hora de usar ônibus. (Imagem: Divulgação)

Carteira do Idoso

Obtendo a Carteira do Idoso o cidadão pode ter, no mínimo, 50% de desconto em suas passagens no transporte coletivo; além disso, o Estatuto do Idoso garante que cada veículo deve reservar duas vagas gratuitas para pessoas que possuam uma renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

A Carteira do Idoso pode ser solicitada por todos os cidadãos com mais de 60 anos, desde que possuam uma renda de até dois salários mínimos, mas que não conseguem comprová-la. Além disso é fundamental que esses cidadãos estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Eu Tenho como Comprovar Minha Renda, Como Faço?

Aqueles idosos que tenham como comprovar a renda de até dois salários mínimos não precisam obter a Carteira do Idoso para usufruir dos descontos e gratuidade das passagens interestaduais. Para isso, só precisam apresentar um documento de identidade e o comprovante de renda, e terão acesso aos descontos.

Obtendo a Carteira do Idoso o cidadão pode ter, no mínimo, 50% de desconto em suas passagens no transporte. (Imagem: Divulgação)

Obtendo a Carteira do Idoso o cidadão pode ter, no mínimo, 50% de desconto em suas passagens no transporte. (Imagem: Divulgação)

O principal objetivo da Carteira do Idoso é beneficiar os idosos que possuem uma renda baixa, permitindo que usufruam de ótimas descontos para se locomoverem dentro da cidade.

Como Solicitar a Carteira do Idoso?

Caso o idoso não seja inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, deverá comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou à Secretaria Municipal de Assistência Social do seu município e preencher o formulário de cadastro. Para o preenchimento o idoso deverá apresentar um documento de identidade, comprovante de residência e documentos de identidade de todos os familiares que morem com ele.

Quando o cadastro for concluído será gerado o NIS – Número de Identificação Social e, com ele em mãos, você pode solicitar a Carteira do Idoso no mesmo órgão. Caso o idoso já possua o cadastro, bastará ir até o CRAS com o número do NIS e um documento e fazer a solicitação. A Carteira tende a ficar pronta em até 90 dias após a solicitação e é válida por dois anos em todo o território nacional, sendo preciso renová-la após esse período.

Benefícios da Carteira do Idoso

Com a Carteira em mãos o idoso pode usufruir de vários benefícios e descontos. As empresas de transporte podem oferecer até dois lugares gratuitos para idosos com renda de até dois salários mínimos; se no transporte houver mais que isso, eles poderão receber desconto de, no mínimo, 50%.

Com a Carteira em mãos o idoso pode usufruir de vários benefícios e descontos. (Imagem: Divulgação)

Com a Carteira em mãos o idoso pode usufruir de vários benefícios e descontos. (Imagem: Divulgação)

Mas se você pensa que somente a Carteira do Idoso basta, está enganado. O desconto é concedido desde que a passagem tenha sido comprada com até 6 horas de antecedência.

Recomendados para você: