1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba as últimas notícias do Fies 2015

Saiba as últimas notícias do Fies 2015

Para quem deseja cursar uma faculdade e realizar o sonho de um diploma em nível superior, um dos maiores desafios enfrentados é de cunho financeiro.

Muitas pessoas não têm condições de arcar com os altos custos de uma mensalidade integral, além dos valores gastos com material de estudo, locomoção e outros gastos comuns ao estudante universitário.

Visando uma melhor acessibilidade do estudante de classe baixa aos estudos, o Governo Federal tem investido em iniciativas de acesso à educação superior, como ProUni (Programa Universidade para Todos) que oferece bolsas de estudo totais ou parciais em instituições privadas.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

 

SiSU (Sistema de Seleção Unificada) que permite aos candidatos ingressarem em universidades federais em todo o território nacional e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que oferece um financiamento para pessoas que não tenham condições de arcar com a mensalidade da faculdade, e por algum motivo não tenham conseguido uma bolsa do ProUni ou uma Vaga pelo SiSU.

Mudanças no FIES – Sua repercussão nas Universidades Particulares.

Neste ano de 2015 o Fies sofreu grandes mudanças em seu sistema de distribuição e concessão de financiamento. Sendo que o recebimento das alterações não foi recebido bem pelas faculdades e pelos candidatos.

Pelas novas regras vigentes a partir deste ano, o Fies só pode ser requerido por candidatos que tenham prestado o ENEM após o ano de 2011, tendo obtido nota igual ou superior a 450 pontos como média da prova objetiva, e nota superior a zero na redação.

Esta nova regra deixou muita gente de fora, limitando assim o acesso ao financiamento, não sendo bem recebido, nem pelas faculdades, muito menos pelos alunos que não conseguiram cumprir o prazo da antiga regra devido aos problemas que o sistema do Fies apresentou.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Nova Chamada do FIES prevista

Devido ao fato de muitas pessoas não terem conseguido se inscrever em tempo hábil, graças aos problemas que ocorreram no sistema de seleção do Fies, o Ministro da Educação estuda a possibilidade de disponibilizar uma nova chamada ainda este segundo semestre de 2015.

A previsão é de que esta segunda chamada, com possibilidade de novas inscrições ocorra após o mês de julho e se estenda até setembro. O novo período de inscrições ocorrerá segundo as novas regras, sendo que para se tornarem elegíveis os candidatos deverão ter prestado o ENEM após 2011.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Apenas na primeira chamada do Fies foram fechados mais de 252 mil novos contratos de financiamento, o que equivale a apenas um terço dos contratos firmados nas duas chamadas de 2014. Avalia-se que esta queda se deva a implementação da nova regra.

Recomendados para você: