1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba qual é o melhor financiamento estudantil para você

Os estudantes interessados em entrar no ensino superior ou mesmos fazer um curso técnico de capacitação têm várias oportunidades oferecidas pelos programas de financiamento estudantis. Pronatec, Sisutec, Prouni, Sisu e Fies disponibilizam vagas em instituições públicas e privadas de ensino ou custeiam as mensalidades de cursos de ensino superior. Por isso, confira abaixo a finalidade de cada programa.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Sisutec – financiamento de cursos técnicos para estudantes

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um sistema informatizado que reúne vagas em cursos técnicos gratuitos, em Instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica de todo o país. As inscrições para as vagas acontecem, exclusivamente, pela internet. Para o cadastro, o candidato precisa ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com pelo menos 450 pontos, e não pode ter tirado zero na prova de redação. A sua nota de corte servirá para a sua classificação no processo de inscrição.

Pronatec – vagas em cursos técnicos

Outro também que disponibiliza vagas para cursos técnicos gratuitos de formação e qualificação é o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O programa oferta vagas na rede pública de ensino, nos institutos federais de tecnologia e ciência, nos serviços nacionais de aprendizagem e nas universidades públicas e particulares.

O cadastro é feito diretamente no site do Pronatec, onde o candidato escolhe a opção do estado, da cidade e depois informa a escolaridade. Assim, o estudante tem acesso às vagas abertas nas instituições que usam esse processo de inscrição. Após a aprovação do cadastro, o candidato deve comparecer a unidade escolhida com os documentos para matrícula, solicitados pela instituição.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Prouni- custeio de mensalidades em instituições privadas

O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% e a 100% das mensalidades. Os interessados devem ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral; a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva do Enem e uma nota maior que zero na prova de redação.

Para entrar no sistema e ter acesso às bolsas, os alunos devem se cadastrar no site do programa, criar uma senha e só depois dar continuidade ao processo de seleção.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também concede o financiamento das mensalidades para estudantes de instituições privadas de ensino superior, que ao final do curso devem pagar por esse financiamento. O candidato pode solicitar o empréstimo por meio do cadastro no Sistema FIES. É necessário também ter a nota mínima de 450 do Enem e não ter zerado a redação. .

Recomendados para você: