1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

SISPROUNI – Como funciona

O Programa Universidade para Todos, conhecido popularmente como Prouni, já ofertou bolsas para milhares de pessoas terem a chance de entrarem em cursos de graduação nas melhores instituições particulares do Brasil. Além das bolsas, que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), o programa também conta com um sistema facilitado para candidatos e alunos utilizarem. Quer saber mais sobre ele? Confira abaixo!

SISPROUNI aluno

Todos aqueles que foram aprovados pelo Prouni e utilizam bolsa pelo programa para fazer algum curso de graduação podem contar com o SISPROUNI para obter todas as informações necessárias e até adentrar uma plataforma especial. Para isso, basta acessar o site oficial http://prouniportal.mec.gov.br/ e ver tudo o que você tem dúvida ou curiosidade.

Agora, sobre as inscrições propriamente ditas e todas as etapas do PROUNI, os interessados devem entrar no link http://siteprouni.mec.gov.br/. Lá ficam bem explicitas cada uma das fases, como se inscrever, em que lugar se inscrever e outras informações pertinentes para que você consiga fazer tudo corretamente.

 SISPROUNI 2018

Através do Portal indicado acima (http://prouniportal.mec.gov.br/) o candidato ou o aluno tem acesso a muitas informações importantes. Lá ele consegue entender todo o processo seletivo, o programa em si, informações direcionadas aos candidatos, como funciona a bolsa permanência e, claro, acessar o SISPROUNI pelo botão “Sistema Prouni”. Ele é mais restrito e pode ser usado por quem já tem login.

SISPROUNI certificado digital

É através do SISPROUNI que todos os interessados podem conseguir o seu Certificado Digital. Mas como funciona isso? Nele ficam gravadas todas as suas informações referentes a uma pessoa ou a uma empresa e apenas elas podem solicitar. Para saber como funciona, como emitir e onde emitir, basta acessar o link http://prouniportal.mec.gov.br/certificacao-digital e ler tudo direitinho para não errar no processo.

SISPROUNI resultado

Todos aqueles que se inscreverem para uma bolsa pelo PROUNI podem utilizar o site para conferir todos os resultados. Mas vale lembrar que o programa funciona de acordo com um cronograma que deve ser seguido. Uma vez que a data é perdida o candidato deve ter que esperar uma nova abertura do processo seletivo. Normalmente ela acontece duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

SISPROUNI inscrição 2018

Claro que as inscrições também acontecem por meio do sistema do PROUNI. Agora no primeiro semestre de 2018 elas acontecerem entre os dias 6 e 9 de fevereiro e funcionam assim: os interessados devem acessar o site nas datas informadas e inserir o login do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois é necessário confirmar os dados e selecionar duas opções de curso para conseguir a sua bolsa. Também é importante selecionar a instituição e o turno de sua preferência. Aí é só esperar as chamadas rolarem.

SISPROUNI IES

O IES ou e-MEC é um sistema do Ministério da Educação (MEC) para acompanhar todos os processos que regulam a educação superior brasileira. Tudo é explicado detalhadamente através do site http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/login/comum_login.php?691ba69561e311dd66adaae89947c631=YWJhX21hbnRpZGE, mas não são todas as pessoas que possuem entrada, é necessário ter um login e senha especiais.

SISPROUNI lista de espera

Ah, outra fase muito importante do Prouni é a lista de espera. Depois das chamadas regulares, existe uma lista dos estudantes que não foram chamados e ainda demonstraram interesse pelos cursos. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, são essas pessoas que serão selecionadas. No cronograma atual, a data da lista de espera vai de 16 a 19 de março de 2018.

Gostou? Então não deixe de se informar mais sobre o Prouni e participar. Essa é a sua chance de conseguir uma bolsa em uma boa instituição de ensino para começar a trilhar os caminhos do seu futuro.

Recomendados para você: