1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Técnico em eletromecânica Sisutec. Vagas, Inscrições e Salário

Todos os anos milhares de jovens terminam o seu ensino médio e, sem expectativas de se qualificarem em algum curso de ensino superior, acabam ficando na margem do desemprego ou entrando em vagas de empregos não oficiais e subempregos, que não pedem nenhuma qualificação e pagam muito pouco. Pensando em qualificar essa camada de jovens, o governo federal e o Ministério da Educação (MEC), criaram o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – mais conhecido pela sigla Sisutec.

O Sisutec foi criado em 2013, pensado para ser um variante do Sisu, desenvolvendo vagas em cursos técnicos em todo o Brasil, para os jovens saírem do ensino médio e se profissionalizar em um curso de curta duração que irá abrir as portas do mercado de trabalho. O programa vem gerando milhares de oportunidades, através de suas bolsas de estudo – somente este ano, serão oferecidas mais de 240 mil vagas.

O programa vem com a intenção de suprir a necessidade do mercado de trabalho brasileiro por profissionais especializados em setores técnicos, necessidade esta que deixa em aberto diversas vagas em diferentes setores e tornam os salários altos. Entre os cursos técnicos mais procurados na área de técnologia está o técnico em eletromecânica. Confira a seguir mais informações sobre o Sisutec e sobre o curso:

Carreira e Salário de Técnico em Eletromecânica Sisutec 

Um profissional formado em Técnico em Eletromecânica atua na projeção e execução de plantas elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas e normas de segurança. Normalmente é um profissional da área da manutenção dentro da indústria, ele é responsável por integrar as áreas de instrumentação e controle de processos industriais

Ele também exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico, além de atuar com consciência ambiental.

Entre as possibilidades de emprego, o técnico em eletromecânica pode atuar em empresas de energia elétrica, indústrias eletromecânicas, de materiais elétricos e metalurgia, montadoras diversas, setor alimentício, empresas de coleta de petróleo e gás, serviços autônomos como consertos e manutenções, laboratórios de controle de qualidade, empresas de refrigeração e no ramo de pesquisa.

O salário de um técnico em eletromecânica pode variar de acordo com o cargo, com a empresa e com o estado brasileiro no qual se trabalha. De acordo com pesquisa feita pelo site nacional de empregos (sine), a média salarial de um técnico em eletromecânica trainee em uma pequena empresa é de R$ 1586,46, enquanto o salário de um Master em uma grande empresa pode chegar a quase R$ 4000.

Como funciona o Sisutec 2018

 O sistema do Sisutec funciona de maneira análoga ao seu irmão Sisu: o candidato se inscreve, seleciona duas opções de cursos desejados e fica atento à lista de convocados, torcendo para ser chamado. Como o Sisu, ele também se utiliza da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para a classificação do

Assim como o Sisu, o sistema de cursos técnicos também seleciona alunos para ingressarem em instituições privadas que podem ser escolas técnicas particulares, institutos federais, escolas técnicas vinculadas a universidades federais e estaduais, colégios estaduais e municipais, e escolas do sistema S – como o Senai, o Sesi, o Senac.

Além do técnico em eletromecânica, o Sisutec também oferece diversos outros cursos técnicos em diferentes áreas, como Técnico em Farmácia, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Estética, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Meio Ambiente, entre inúmeros outros.

Inscrições Sisutec 2018

Para se inscrever no Sisutec 2018, basta acessar o site do programa e fazer login com o seu usuário e senha cadastrados no Enem. Feito isso, termine o seu cadastro com suas informações pessoais e selecione os cursos desejados. Fique atento com a lista e boa sorte!

Recomendados para você: