1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Técnico em Eletrotécnica Sisutec – Inscrições, Vagas e Documentos

O Sisutec – como é mais conhecido o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – é um programa do governo federal que serve para incluir os adolescentes que acabaram de se formar no ensino médio e acabam caindo nas estatísticas de desemprego em cursos de educação profissionalizante.

Desde a sua primeira edição, que aconteceu em 2013, o programa vem fazendo um processo de democratização da educação brasileira, dando oportunidades para jovens de classes menos favorecidas de todas as idades. já que o Sisutec dá prioridade para aqueles que cursam ou cursaram o ensino médio na rede pública de ensino.

Além disso, com o mercado de trabalho há anos carregando uma carência por profissionais especializados em ramos específicos da prestação de serviço, indústria e comércio – que fazem falta nas empresas brasileiras – o governo federal e o Ministério da Cultura (MEC) criaram o Sisutec para suprir este déficit, formando profissionais técnicos especializados para estes postos de trabalho.

No primeiro semestre de 2018, serão oferecidas mais de 240 mil vagas pelo Sisutec para cursos técnicos em diversos campos. Entre os cursos, o Técnico em Eletrotécnica é uma das opções que você pode escolher. Saiba mais sobre o salário e o que faz esta carreira, e também como participar do Sisutec 2018 a seguir.

Técnico em Eletrotécnica – Carreira, Mercado e Salário

Antes de sabermos mais do Sisutec 2018 – como se inscrever, como funciona e os documentos necessários para a matrícula – vamos saber mais sobre a carreira, o curso, o mercado e o salário de um Técnico em Eletrotécnica.

Este profissional da tecnologia é habilitado para instalar, manter e operar mecanismos de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, participando tanto do projeto de elaboração destes sistemas quanto na execução das instalações e infraestruturas. O Técnico em Eletrotécnica, além de executar trabalhos de energia, também pode trabalhar com estes sistemas para operações que envolvam sistemas de telecomunicações, ou de iluminação.

Entre as matérias que serão aprendidas, o aluno terá aulas de Matemática Aplicada, Física Aplicada, Português Instrumental, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo, Eletrônica Básica, Informática, Desenho Técnico, Instalações Elétricas Prediais, Eletrônica Aplicada, e muitos outros assuntos que servem à formação de um profissional de qualidade.

No mercado de trabalho, o Técnico em Eletrotécnico poderá encontrar vagas em indústrias metalúrgicas, companhias elétricas, assistência técnica, serviços de telecomunicação, empresas públicas e privadas de geração e/ou distribuição de energia, e empreiteiras de construção civil.

Quem pretende se formar como Técnico em Eletrotécnica pode ficar ainda mais animado com esta carreira, pois ela é um dos técnicos que mais bem paga no mercado de trabalho. A média salarial deste profissional é de R$ 2700, mas dependendo da empresa que você trabalhará pode chegar a ganhar até R$ 4250.

Sisutec 2018 – como funciona o Sistema?

O Sisutec é um programa análogo ao Sisu, funcionando da mesma maneira, através da utilização de um sistema onde os alunos podem selecionar os cursos desejados nas instituições que oferecem.

Assim como o Sisu, o Sisutec também faz uso das notas do Enem (Exame nacional de Ensino Médio) para classificar os candidatos nas listas de chamada. Assim, é parte do requisito para inscrição no programa que o aluno tenha feito a prova no ano anterior, tendo tirado mais que 450 pontos e nota maior que 0 na redação.

Sisutec 2018 – Inscrições e Documentos

Para se inscrever no Sisutec 2018, acesse o site oficial do programa e faça login com o seu número e senha cadastrados no Inep para o Enem. Feito isso, conclua a sua inscrição selecionando os cursos desejados.

Os documentos pedidos para a matrícula são o RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de inscrição do Sisutec 2018.

 

 

Recomendados para você: