1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Técnico em guia de turismo Sisutec. Vagas, Inscrições e Salário

O Sisutec – o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – é um braço do Sisu, e foi criado para ofertar vagas em cursos técnicos profissionalizantes em todo o Brasil, pensando em suprir a carência do mercado de trabalho por profissionais técnicos qualificados e prontos para atuarem em diferentes áreas especializadas, como o técnico em guia de turismo, um dos cursos oferecidos pelo sistema.

O programa foi criado em 2013, pelo governo federal e pelo MEC (o Ministério da Cultura), e funciona de modo a dar oportunidades a milhares de jovens brasileiros que buscam ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível, ganhando um salário digno e atuando de maneira profissional com um plano de carreira e com expectativas para o seu futuro de profissão.

Em 2018, serão mais de 240 mil bolsas de estudo em instituições em todos os estados do território brasileiro. Assim, milhares de jovens recém saídos do ensino médio podem ingressarem nos cursos técnicos, que têm duração mais curta do que um curso de graduação, e começarem a trabalharem e buscarem as suas próprias conquistas.

Desde a sua primeira edição, há cinco anos atrás, o Sisutec vem democratizando o ensino profissionalizante, atuando na formação em diferentes setores de emprego em toda a região do Brasil.

Técnico em guia de turismo: o que faz e quanto ganha?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a profissão de guia de turismo, antes de sabermos como funciona o Sisutec.

O Guia de Turismo é o responsável por receber, condução, orientar e dar a assistência a grupos de pessoas durante seus passeio turísticos, traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. O Guia deve saber informar sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos.

O curso Técnico em Guia de Turismo prepara o aluno para organizar e apresentar roteiros e itinerários de acordo com os interesses e as necessidades dos visitantes, enriquecendo a experiência e ampliando os conhecimentos dos turistas.

Este profissional pode atuar em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

O salário de um guia turístico varia entre R$ 2000 e pode chegar a até R$ 10.000, dependendo da localidade turística trabalhada, da época do ano e do número de pessoas guiadas de acordo com o grupo.

Sisutec 2018: como funciona

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos é um recurso que une os alunos que querem fazer um curso profissionalizante com as instituições que oferecem estas especializações gratuitamente, através das bolsas de estudo disponibilizadas pelo governo federal.

Assim como o Sisu, o Sisutec também faz uso de sua nota do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) para fazer a classificação das vagas, por isso, quem vai se candidatar a uma das bolsas de estudo pelo programa deve ter feito a prova no ano imediatamente anterior – no caso, 2017.

Entre as vagas, o aluno poderá estar ingressando em grandes instituições reconhecidas pelo MEC, como escolas do sistema S – como o Senai, o Sesi, o Senac –  escolas técnicas vinculadas a universidades federais, e escolas técnicas particulares.

Se você não tem interesse pelo Técnico em Guia de Turismo, o Sisutec também oferece cursos profissionalizantes em diversas outras áreas mercadológicas para você escolher, como Técnico em Estética, Técnico em Eletrônica, Técnico em Farmácia, Técnico em Segurança do Trabalho, e muitos outros.

Sisutec 2018: como se inscrever

Para se inscrever nos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec, você deve acessar o site do programa utilizando sua senha e número do Enem, e selecionar a sua primeira e opção de curso e acompanhar diariamente a sua posição.

Recomendados para você: