1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tudo sobre o programa Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado no ano de 2011 quando o Governo Federal brasileiro sancionou a Lei n° 12.513/2011. O programa tem o objetivo de capacitar jovens de baixa renda que concluíram o Ensino Médio e que desejam obter qualificação profissional. Esses jovens terão direito ao Ensino Técnico profissionalizante e de especificação em vagas 100% gratuitas. Portanto os jovens que desejarem se qualificar, desde que comprovem sua vulnerabilidade social terão direito a ensino de qualidade nas melhores instituições de ensino sem precisar pagar nada. Essa medida foi de grande importância para esses jovens, pois dessa forma eles poderão ter acesso ao primeiro emprego e a obter condições de dar continuidade a sua carreira profissional.

Onde poderão ser feitos os cursos do Pronatec

Os cursos do Pronatec são oferecidos em mais de 400 áreas de conhecimento e em inúmeras instituições de Ensino que além da rede pública e privada os interessados também poderão ter acesso através das instituições do Sistema “S” de ensino como: Senai, Senac, Sesi, Senar e Senat, sempre com o objetivo de a cada ano aumentar as instituições parceiras do Pronatec.

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Quem poderá se inscrever no Pronatec

Qualquer pessoa que obtiver mais de 16 anos poderá se inscrever nos programas do Pronatec com o objetivo de crescimento profissional e qualificação. Pessoas que são oriundas de famílias que fazem parte do programa social Bolsa Família também podem participar, como também estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Como fazer a inscrição no Pronatec

Para poder se inscrever no Pronatec os candidatos deverão procurar as Instituições de Ensino desejadas, uma vez que ainda não foi criado um sistema único de inscrições, uma vez que Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Serviços Nacionais de Aprendizagem e nas escolas da rede pública seguirão critérios individuais de avaliação de quem pode e quem não pode participar.

Portanto é importante que os interessados procurem o local onde o curso será realizado para então, poder fazer sua inscrição. Além disso caso seja aluno o interessado deverá estar devidamente matriculado em escolas da rede pública de ensino ou ter concluído o Ensino Médio , outro meio de ingressar no Pronatec é através do ENEM, ser trabalhador rural, desempregados e alunos que concluíram ou estudam em escolas públicas tem preferência.

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Tudo sobre o programa Pronatec (Foto: Divulgação)

Documentos necessários para se inscrever no Pronatec

Os candidatos interessados em se matricular no Pronatec deverão apresentar os seguintes documentos:

– RG

– CPF (Cadastro de Pessoa Física)

– Comprovação de escolaridade no nível exigido para o curso (para comprovação de ensino fundamental incompleto será aceita declaração de próprio punho, em que conste a escolaridade);

– Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, entre outros).

Não deixe de se inscrever nos cursos do Pronatec e capacitar-se profissionalmente garantindo um futuro brilhante.

Recomendados para você: