1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Vagas Remanescentes Prouni 2018

O Prouni – Programa Universidade Para Todos – está em funcionamento desde 2004 e foi desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro e o Ministério da Educação (MEC) como uma forma de promover um melhor acesso a faculdades através de bolsas, que podem ser parciais (de 50%) ou integrais (de 100%).

Todos os anos, milhares de candidatos que se encaixam em seus requisitos consegue uma bolsa para estudar em um curso de graduação e se preparar para o mercado de trabalho. O programa funciona através de um cronograma que já está ativo e você conhece um pouco mais sobre ele e as vagas remanescentes neste artigo.

prouni

prouni

Inscrições Prouni 2018 – como fazer?

Neste primeiro semestre de 2018, o Prouni já teve suas inscrições abertas e encerradas. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, os candidatos interessados puderam se inscrever e demonstrar interesse pelos cursos e instituições parceiras. Mas não se preocupe: o programa oferece duas oportunidades ao ano, é só ficar ligado para não perder a próxima.

Para se inscrever é bem fácil, basta acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br/ no período de inscrições e seguir o passo a passo do portal que é bem intuitivo. O candidato deve informar seu login e senha do Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que o programa utiliza a nota do Enem para classificar e oferecer a bolsa para os interessados.

Depois de fazer o login, é necessário conferir se todos os seus dados indicados estão corretos, corrigir o que for preciso e confirmar. Então você será direcionado para a página de escolha de cursos e deve colocar duas opções, sendo a primeira a mais importante e a segunda apenas uma possibilidade de curso que gostaria. Pronto, assim que se inscrever é só confirmar e esperar pelas chamadas.

Vagas remanescentes

Todo processo seletivo possui suas vagas remanescentes e com o Prouni isso não seria diferente. Basicamente, ela funciona assim: o programa possui duas chamadas e um período para confirmar todos os dados apresentados. Depois, ele entra no período de lista de espera para que os próximos candidatos da lista sejam chamados de acordo com as vagas não preenchidas.

Passado esse período, pode acontecer de algumas vagas “sobrarem” porque os candidatos selecionados não compareceram no momento da inscrição. São elas as vagas remanescentes e os candidatos passam a ser avisados pela própria instituição, uma vez que não são todos os cursos que possuem essas vagas abertas.

Cursos e vagas do Prouni

Os cursos disponíveis pelo Prouni são muitos e estão divididos nas principais áreas: Humanas, Exatas e Biológicas. Então, os principais cursos e outros mais diferentes podem estar disponíveis, tudo depende das instituições também.

Outro fator importante são as vagas oferecidas, mas isso é algo que varia muito de acordo com o curso escolhido por você, a instituição e o período, por isso é necessário se informar de acordo com o que deseja e, claro, isso depende também do número de pessoas que está interessado neste mesmo curso. Todos os anos esse número pode aumentar ou diminuir, então é importante ficar atento.

Como funciona o PROUNI

Como funciona o PROUNI

Quais as instituições parceiras do Prouni?

As instituições parceiras do Prouni estão espalhadas por todo o Brasil e você pode saber qual contempla a sua região através do site informado acima. Vale lembrar que as faculdades e centros universitários são particulares, uma vez que o intuito é oferecer bolsas e um maior ingresso de pessoais de baixa renda em cursos de graduação.

Se você se interessou pelo Prouni, não deixe de ficar de olho nas próximas datas. Essa é a sua oportunidade de começar um curso de graduação ainda neste ano e fazer algo que gosta pelo seu futuro. Boa sorte!

Recomendados para você: