1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Veja como se sair bem no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM, é realizado por milhões de brasileiros todos os anos que estão em busca de mais conhecimento ou de melhorar suas vidas. Isso porque a nota obtida no exame é usada como critério de seleção para ingresso em universidades públicas e privadas, além de contribuir para sua entrada em um curso técnico.

O ENEM é a porta de entrada para o curso superior, mas para isso é fundamental tirar uma boa nota e se sair bem. Ainda que muitos achem fácil, nem todos conseguem ter um bom desempenho na prova e isso pode acontecer por vários fatores, como o nervosismo e a ansiedade. Para aumentar suas chances de se sair bem, veja a seguir algumas dicas sobre a prova.

Não se cobre tanto

Não coloque muita pressão em você mesmo, até porque as outras pessoas já fazem isso, principalmente se você é estudante do último ano do ensino médio. Isso pode acabar lhe deixando nervoso, ansioso e atrapalhar sua concentração tanto para estudar quanto na hora da prova.

Estabeleça uma meta para tirar na prova, uma que seja realista e você saiba que é possível alcançar. Caso não consiga, não se julgue. Haverá outras provas e você conseguirá passar.

Estude desde o início do ano

Você não irá conseguir se dar bem sem estudar, certo? Então é melhor começar a se preparar desde o início do ano, assim você tem tempo para ver todas as matérias, principalmente aquelas que têm dificuldade. Isso permite que você aprenda tudo com calma, faça revisões, volte a matérias que não conseguiu entender por completo.

Quanto mais tempo você estudar, mais estará preparado.

Busque ajuda e auxílio

Estudar sozinho é bom e possui suas vantagens, mas sempre surge alguma dúvida que precisa ser tirada por um profissional, por isso sempre busque ajuda. Precisa de explicações para uma determinada teoria? Não entendeu o resultado daquele exercício? Fale com um professor, pode ser o da sua escola mesmo.

Ele pode te ajudar a resolver a dúvida e ainda dar dicas sobre a matéria.

Faça um cursinho

Os cursinhos preparatórios para o ENEM são realizados em todo o Brasil e atualmente há até mesmo opções a distância. Eles abordam todas as áreas de conhecimento que caem na prova, falam sobre todas as matérias do ensino médio, aplicam exercícios e simulados, além de ser uma ótima opção para debater sobre vários assuntos, conhecer várias opiniões e pontos de vista diferentes do seu, ampliando assim o seu conhecimento.

ENEM Inscrições e vagas. (Foto: Divulgação)

O cursinho é bom porque você estará diariamente estudando e se preparando, se comprometerá em ir às aulas. Pode ser a melhor opção para aqueles que têm dificuldade em se concentrar em casa ou não se dão bem estudando sozinhos. O único problema é que a maioria dos cursinhos são pagos, portanto você precisará de um determinado investimento mensal. De modo geral, sempre faça bastante exercícios e leia as últimas notícias para ficar ciente do que está rolando pelo mundo.

 

Recomendados para você: